Campanha

 

Os fãs das artes marciais mistas (MMA, da sigla em inglês) provavelmente nunca verão lutar no mesmo tablado Anderson Silva (da esq. para a dir.), Lyoto Machida, Rodrigo Minotauro, Wanderlei Silva e Maurício Shogun. Mas os cinco lutadores estarão juntos em uma campanha do automóvel Duster, utilitário esportivo da empresa francesa Renault. A ação, criada pela agência Neogama/BBH, envolverá mídia impressa e tevê. O filme irá ao ar no dia 1º de outubro. A campanha relaciona os lutadores ao Duster para comunicar que o automóvel defenderá a liderança na categoria, que é ameaçada com a chegada do novo EcoSport, da Ford.

 

8.jpg

 

 

 

Vídeo


Fura-fila

 

A Samsung teve o viral de tecnologia mais distribuído em redes sociais em setembro, ao fazer piada com o alvoroço causado pela chegada do celular iPhone 5, da rival Apple. O anúncio, compartilhado cerca de 400 mil vezes, mostra consumidores esperando em longas filas pelo lançamento de um produto, enquanto outros utilizam o Galaxy S III, da Samsung.

 

9.jpg

 

 

 

Produto


Nostalgia do futuro

 

Aparelho de som que marcou os anos 1980, o Meu Primeiro Gradiente foi relançado como uma linha de eletrônicos, que inclui tablet, câmera digital e DVD portátil. Para a nova fase, a agência NBS produziu um filme para o grupo CBTD, que arrendou a marca.

 

10.jpg

 

 


Licenciamento


Toque de craque

 

O Internacional, de Porto Alegre, abriu uma área de licenciamento de produtos e uso de imagens de seus jogadores. Em fase de testes, o Colorado licenciou uma linha de alimentos com o nome do seu meio-campista argentino D’Alessandro, que serão vendidos também no Chile, na Argentina e no Uruguai. O próximo passo será explorar a imagem do uruguaio Forlán, eleito o melhor jogador da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010.

 

11.jpg

 

 

 

Eventos


Negócio de circo

 

A IMX, empresa de eventos do grupo EBX, de Eike Batista, fechou uma joint venture com o Cirque du Soleil. A IMX Arts será a representante do circo franco-canadense na América do Sul e organizará espetáculos permanentemente no Brasil. A turnê que acontecerá este ano no País ainda ficará a cargo da Time for Fun, mas a nova empresa já poderá começar a desenvolver produtos com a marca.

 

 

 

 

Bate-papo


Eduardo Bicudo, presidente da Wunderman

 

O executivo da subsidiária brasileira da agência nova-iorquina fala à DINHEIRO sobre inovação e novas tecnologias:

 

12.jpg

 

Como o sr. vê a capacidade de inovação das agências?

Elas buscam ser neutras em relação ao meio em que as campanhas serão divulgadas, e mesmo assim acabam fazendo mais do mesmo. É necessário buscar sair do lugar-comum. Neste ano, criamos para a Danone seis geladeiras que “tuitavam” que a pessoa está bebendo água Bonafont.


E como esse tipo de ação ajuda nas campanhas de uma marca?

Serve como base para campanhas em outras plataformas. Também funciona como um aprendizado para as redes sociais. Não sabemos como as mídias socais serão daqui a três anos. Por isso, as agências precisam ser completamente inovadoras.


Os clientes estão preparados para testar os limites desses novos canais de comunicação?

Eles precisam correr riscos que estão relacionados à inovação. Alguns são mais abertos a isso, como a própria Danone, a Vivo, a Land Rover e a P&G, que fez a campanha da Xuxa morena.