Feriado na sexta-feira é uma boa oportunidade para emendar com o final de semana e aproveitar para viajar. O problema é que a cobrança de tributos federais sobre os combustíveis retornou em março e causou uma alta na gasolina de cerca de 9,04% em comparação a fevereiro, de acordo com o Índice de Preços Ticket Log (IPTL). Para que o preço do combustível não pese tanto no bolso dos motoristas, a Zapay, fintech de tecnologia e pagamento de débitos veiculares, dá oito dicas para economizar gasolina na viagem:

  1. Mantenha o veículo em boas condições

O veículo mal conservado pode consumir até 50% mais combustível do que um veículo com manutenção em dia. Por isso, é importante verificar regularmente o nível do óleo, a pressão dos pneus, os freios e os níveis do fluido da transmissão. Também é fundamental manter o motor bem lubrificado e substituir os filtros de ar e combustível regularmente.

+ Chuva deve marcar o feriado de Páscoa em todo o Brasil; confira a previsão do tempo

  1. Evite dirigir com o ar-condicionado ligado

Ligar o ar-condicionado ao dirigir pode aumentar o consumo de combustível em até 10%. Se possível, opte por dirigir com as janelas abertas e só use o ar-condicionado quando necessário.

  1. Mantenha uma velocidade constante

Dirigir de forma irregular, com acelerações e frenagens bruscas, pode aumentar o consumo de gasolina em até 33%. Por isso, mantenha uma velocidade constante e evite acelerar rapidamente. Dessa forma, ajudará a poupar combustível.

  1. Desligue o motor se precisar parar por mais de alguns minutos

Desligar o motor sempre que precisar parar por alguns minutos ajuda a economizar combustível e ainda reduz emissões de gases poluentes. Além disso, também pode ajudar a prolongar a vida útil do motor e melhorar a eficiência do sistema de arrefecimento. Porém, é importante levar em conta fatores como o clima e a segurança antes de decidir desligar – ou não.

  1. Escolha uma rota que tenha menos trânsito e semáforos

Uma rota com menos trânsito e semáforos pode ser uma boa opção para chegar ao destino mais rápido e com menos estresse. Além do mais, essa prática ajuda na economia do combustível e reduz a emissão de gases poluentes. Mas é fundamental considerar a hora do dia e o dia da semana, pois algumas ruas podem ter tráfego intenso em horários específicos.

  1. Use a tecnologia a seu favor

Algumas tecnologias, como sistemas de gerenciamento de motor eletrônico, transmissões automáticas eficientes, sistemas de injeção de combustível, tecnologia híbrida e veículos elétricos, trabalham juntas para aumentar a eficiência do combustível e reduzir o consumo de gasolina.

  1. Evite transportar objetos pesados nos veículos

O excesso de peso no veículo exige um esforço maior do motor, que precisa trabalhar mais e gera maior gasto maior de combustível. Vale fazer uma limpa no carro, evitando transportar itens desnecessários e mantendo o veículo o mais leve possível.

  1. Encher o tanque ou abastecer aos poucos?

Não há uma resposta correta para esta pergunta, cada um tem a sua preferência. Há quem argumente que é melhor encher o tanque completamente para maximizar o uso do espaço disponível no tanque e evitar a entrada de ar, o que pode afetar a qualidade da gasolina. Por outro lado, outros dizem que abastecer aos poucos é melhor, pois evita a formação de bolhas de ar no combustível, o que pode afetar a eficiência do motor. No geral, a melhor opção pode depender das condições específicas do veículo e da qualidade da gasolina disponível.