A indústria automobilística brasileira aposta
todas as fichas nos bicombustíveis ? hoje, 75% dos carros no País já utilizam a tecnologia que permite abastecer com gasolina, álcool ou a mistura de ambos. Nos Estados Unidos,
pesquisas mostram que tecnologias alternativas nos automóveis podem desvalorizá-los. A análise no mercado americano dos chamados carros híbridos, cujo motor é movido por meio de dupla combustão (combustível e bateria elétrica), mostrou que a depreciação deles será entre 2% e 3% acima da perda econômica dos veículos tradicionais. No Brasil, ela ainda não ocorre, embora o mercado de bicombustíveis seja recente – o primeiro foi lançado em 2003 pela Volkswagen, que o batizou como flex. A seguir, um miniguia com as dúvidas mais comuns.

O carro flex é mais econômico que o veículo de um só combustível?

O carro flex pode ser mais econômico se o motorista souber como abastecê-lo. O que determinará se será mais vantajoso encher o tanque com álcool ou com gasolina será o preço do combustível. De acordo com o presidente da Associação dos Engenheiros Automotivos (AEA), Marco Saltini, a regra geral é a seguinte: se o preço do álcool for de pelo menos 70% do preço da gasolina, é melhor abastecer com álcool. Se estiver acima desse percentual, a gasolina passa a ser mais econômica. Isso ocorre porque o carro à álcool consome mais combustível: roda 7 quilômetros por litro (km/l) enquanto o modelo à gasolina roda 10 quilômetros por litro.

Qual a explicação para a proporção de 70% entre os preços?

Considere um posto em que o litro da gasolina custa R$ 2,46 e o litro do álcool, R$ 1,79. Ou seja, o preço do álcool é 73% do preço da gasolina ? logo, o uso de gasolina é melhor. Nesse caso, segundo a regra geral, seria mais indicado abastecer seu carro flex somente com álcool. Por quê? Calcule: para abastecer um carro de 50 litros com o litro de gasolina a R$ 2,46, o motorista gastaria R$ 123 (50 x 2,46). Para abastecer com álcool, pagaria R$ 89 (50 x 89). No entanto, o carro à álcool roda 7 km/l – o tanque de 50 litros rodaria 350 quilômetros (50 x 7). Com a gasolina, no entanto, o mesmo veículo com o tanque cheio (50 litros) rodaria 500 quilômetros, porque o carro à gasolina percorre 10 km/l (50 x 10). Feitas as contas, o custo por quilômetro rodado com álcool foi de R$ 0,26 (R$ 89 / 350) enquanto o custo do quilômetro rodado com gasolina foi de R$ 0,24 (R$ 123 / 500) ? diferença de 0,02 centavos por quilômetro.

O carro movido à gás natural é melhor do que um bicombustível?

Um veículo que dá a opção de usar dois combustíveis tem uma vantagem inquestionável em relação a outro que seja monocombustível. O gás é cerca de 10% mais econômico do que a gasolina. No entanto, para ter um modelo à gás, é preciso adaptá-lo com um kit especial, que custa entre R$ 3,5 mil e R$ 4 mil.

O bicombustível custa mais do que o modelo tradicional?

No preço de um zero quilômetro, não. Hoje, na indústria brasileira, praticamente todos os modelos que são produzidos na versão flex deixaram de ter a versão a gasolina. Com ganho de escala, os valores ficaram próximos. Na semana passada, a Volkswagen anunciou que até o fim do ano 100% de sua produção será equipada com a tecnologia. Segundo Antonio Baltar, gerente de marketing da Ford, quando as montadoras começaram a investir na nova tecnologia, os veículos bicombustíveis custavam mais. Porém, a situação atual já mudou. Os bicombustíveis usados, contudo, tendem a valer mais.

É possível converter motores à gasolina ao modelo flex?

Alguns mecânicos alteram o sistema que comanda o carro. Esse veículo adaptado poderá até funcionar sem problemas no início. No entanto, como as demais peças não estão preparadas para o uso do álcool, que tende a corroer mais o automóvel, no longo prazo o funcionamento será prejudicado.

1,4 milhão de carros bicombustíveis já foram vendidos no Brasil

Os mais vendidos
Resultados melhoram na comparação com primeira metade de 2004

MODELO

MONTADORA

UNIDADES

PREÇO(R$)

Gol

Volkswagen

27.898

R$ 24,930,00

Uno

Fiat

17.604

R$ 21,270,00

Fox

Volkwagen

17.473

R$ 29.306,00