A Vale divulgou nesta segunda-feira, 11, que concluiu acordos em separado com a Wheaton Precious Metals Corp e com a Cobalt 27 Capital Corp. para vender um ‘stream’ no total agregado de 75% de cobalto, relacionado ao subproduto de cobalto. A Vale irá receber um pagamento antecipado de US$ 690 milhões, mais pagamentos adicionais de 20%, em média, dos preços de cobalto vigentes no momento da entrega.

O comunicado destaca que as entregas começarão a partir de 1º de janeiro de 2021, “englobando o ramp-down da atual mina em operação de Voiseys Bay e a futura produção do projeto de expansão subterrânea da mina de Voiseys Bay (VBME)”.

Segundo a Vale, o acordo de ‘streaming’ viabiliza o desenvolvimento de VBME, no primeiro anúncio de investimento significativo nos últimos anos. “A transação melhora substancialmente o retorno financeiro sobre o capital investido em VBME para mais de 35% ao ano, considerando o consenso de mercado dos preços”, informa.

“O projeto está, portanto, alinhado com o rigoroso processo de alocação de capital da Vale, no qual projetos devem ser capazes de gerar retornos aos preços atuais de mercado, ao invés de depender de expectativas de aumentos futuros de preços.