Você pode nunca ter ouvido falar da Contém 1g, mas com certeza, sua filha ou sobrinha adolescente conhece. Mesmo sem investir em propaganda, a empresa conseguiu, em apenas um ano e meio de atuação no segmento de maquiagem, conquistar a posição de liderança junto ao público jovem. Com uma gama de mais de 334 produtos como sombras, batons, brilhos e deo-colônias, tudo muito colorido e com um visual moderno, a fabricante brasileira cresceu 36% no ano passado, faturando R$ 52 milhões em vendas. Basicamente atuando no porta a porta, por meio de 50 mil revendedores e 4 mil distribuidores espalhados pelo País.

Este ano, a empresa se prepara para dar o pulo do gato. Está investindo R$ 1,5 milhão para diversificar os canais de venda e pretende lançar, até dezembro, 300 lojas e quiosques exclusivos. Além disso, quer colocar os produtos em cerca de mil perfumarias e farmácias. ?Descobrimos com os call centers que tínhamos um potencial de mercado bem maior do que aquele que estávamos usufruindo?, diz o empresário Rogério Rubini. ?Queremos estar acessíveis, aproveitando todos os canais de venda possíveis.? A grande vitrine da empresa está sendo montada na sofisticada Av. Faria Lima, em São Paulo, e deverá ficar pronta em fevereiro. Se tudo correr dentro dos planos, este ano o faturamento deverá ultrapassar a marca dos R$ 100 milhões. Trata-se de uma revolução na fábrica de São João da Boa Vista, que nasceu em 1984 como uma confecção e em 93 entrou no ramo de perfumaria. Suas deo-colônias comercializadas por venda direta são coqueluche junto ao público C e D.

A entrada no segmento de maquiagem aconteceu aos poucos, por influência da mulher e da filha adolescente de Rubini. Mas foi a qualidade dos produtos e o boca a boca que fizeram a fama da Contém 1 g. Em pouco tempo, a marca conquistou o rosto da meninada de classe média e agora não sai das páginas das revistas femininas. Além de fazer a alegria das adolescentes, a Contém 1g possui uma filosofia de trabalho diferente. Os 270 funcionários da fábrica começam o dia com meditação e oração, seguida de exercícios físicos para descontrair. Vale tudo na batalha por um mercado de US$ 5,2 bilhões.