15/08/2019 - 19:26
A Vale determinou nesta quinta-feira a suspensão temporária das operações da usina de concentração de Viga da Ferrous Resources do Brasil, cuja aquisição foi concluída em 1º de agosto. Segundo a empresa, foi identificada deficiência nos documentos relativos ao alvará do município de Jeceaba (MG). “As operações da mina de Viga não são afetadas por essa determinação e prosseguirão normalmente”, afirma a empresa, em fato relevante distribuído.
A mineradora ressalta que a Ferrous preenche todos os requisitos para a expedição do alvará de funcionamento e que retomará sua plena atividade tão logo a documentação seja regularizada.
“O alvará não tem qualquer relação com segurança, seja da barragem, seja das operações da Ferrous. O impacto estimado da paralisação temporária das operações da Ferrous é de, aproximadamente, 330 mil toneladas de minério de ferro por mês”, ressalta.
A Ferrous tem operações de minério de ferro em Minas Gerais e na Bahia e foi comprada por cerca de US$ 550 milhões (R$ 2,14 bilhões), incluindo dívidas. O negócio foi fechado com o grupo americano Icahn Enterprises, que detinha 77% da Ferrous.