Pesquisas mostram que 98% dos novos negócios e startups falham em 5 anos. Mas se você é empreendedor, a oportunidade de criar algo do nada é mais importante do que jogar um jogo previsível e sem novidades.

Como empreendedor, você é o único responsável pelo seu sucesso. Somente você pode inspirar outras pessoas com sua visão; não há melhor maneira de se desenvolver como líder, do que vivenciar o desafio diário de uma jornada empreendedora.

Então, como podemos maximizar nossas chances de sucesso? Felizmente, nos últimos 10 anos, surgiram varias metodologias, sejam elas, empíricas e ou científicas que potencializam a compreensão maior de como criar uma startup de sucesso.

O padrão de startups de sucesso

Uma startup não é uma versão pequena de uma grande empresa. Como você gerencia uma startup é diferente de como você gerencia uma empresa existente. Sabemos que em um modelo tradicional, você possui base comparativa para mirar e desenvolver o seu modelo de negócio. Já uma startup a busca é constante mas a sua visão e definição é amplificada a medida que seus passos vão se estabelecendo em cada busca e novas validações do modelo de negócio concretizadas.

A seguir você pode visualizar a “ Curva das Startups”, veja que quando o tema é felicidade parece que ela dura pouco e ou quando retoma logo desaparece rapidamente, mas quando encontra-se o “fit” com o mercado aquele negócio dispara e não tem ponto de referência em nenhum outro negócio para poder comparar.

O crédito para “The Startup Curve” é concedido a Paul Graham, fundador da YCombinator, um dos investidores de sucesso mais bem-sucedidos no Vale do Silício.

A curva da startup
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Fundada em 2005 no Vale do Silício (EUA), a YCombinator (YC) é considerada a maior aceleradora do mundo: já passaram pelo programa mais de 3 mil startups, incluindo nomes como Airbnb, Twitch e Dropbox.

Segundo Paul Graham, toda startup de sucesso segue esse padrão. Eles passam por algo chamado “Calha da Tristeza”, onde não sabem se todo o seu trabalho duro os levará ao sonho que propuseram para si mesmos.
A maioria das startups falha no Trough of Sorrow, algumas pivotam e chegam à parte em que algo começa a funcionar, mas apenas 2% alcançam o Produto Ajustado ao Mercado.

Ajuste do produto ao mercado é quando sua startup encontra um produto que o mercado precisa. Esta premissia parece obvia porém é mais comum encontrar empreendedores completamente hipotizados e seduzidos pelas suas soluções.

Depois que uma startup encontra o Product / Market Fit, ela cresce rapidamente e parece um sucesso da noite para o dia. É quando você vê um empreendedor na capa de sua revista favorita. Mas ninguém chega ao Product / Market Fit sem antes passar pelo Trough of Sorrow.

O método do dardo

A maioria das startups falham porque perde tempo e dinheiro construindo algo que o cliente não precisa.

Cliente Problema Solução
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A maioria dos empreendedores se aproxima de iniciar um negócio da maneira oposta as boas práticas. Eles começam criando uma “Grande Ideia” ou solução primeiro. Em seguida, eles trabalham para trás para descobrir qual problema do cliente ele resolve.
Dessa maneira, com certeza, haverá 98 em 100 desastres.

Porque todo cliente tem um problema e todo problema tem uma solução, mas nem toda solução resolve um problema. Além disso, nem todo problema tem um cliente que se preocupa em resolvê-lo. Uma solução ou problema sem um cliente apaixonado nunca será um negócio de sucesso.

O objetivo da metodologia é a primeira pergunta:

Quem é o cliente que eu conheço melhor e que posso alcançar facilmente?”

Quando você já conhece o cliente e pode alcançá-lo facilmente, pode aprender mais rápido e acessar o Produto / Ajuste do Mercado mais rapidamente. Velocidade é tudo em uma startup.

Embora a paixão em uma idéia seja necessária para ser um empreendedor, a paixão por um cliente é muito mais importante. Quando você ama seu cliente, um grupo de pessoas com problemas reais, terá uma motivação mais profunda para ter sucesso, alguns pensam, mobile first, device first, porém a boa prática dita que “people first” é essencial para encontrar o fit com o mercado.

A metodologia de validação de novos modelos de negócios da Y combinator foi desenvolvida para maximizar suas chances de sucesso. Preferimos que todo empreendedor tenha 98% de chance de um negócio pequeno, mas bem-sucedido, do que 2% de um grande negócio. Muitos dos maiores empreendedores, como Elon Musk, da Tesla, por exemplo, ganharam apenas US $ 22 milhões em seu primeiro negócio. Seu segundo negócio lhe rendeu US $ 165 milhões, e seus negócios depois disso o tornaram um bilionário.

Você tem uma vida inteira para ser um empreendedor. Muitos empresários levam cinco a dez anos de vida para o primeiro negócio e acabam sem dinheiro na conta bancária depois de todo esse tempo. Não queremos que isso aconteça com você. Embora US $ 5 milhões a US $ 10 milhões não o tornem o próximo Elon Musk (imediatamente), isso mudará sua vida e abrirá um mundo de liberdade para você no futuro.

Créditos: Javelin Method, LOOR, YCombinator