Nos últimos dias, milhares de brasileiros consultaram o Sistema de Valores a Receber do Banco Central (BC) para saber se tem algum recurso esquecido em bancos. O que tem gerado dúvidas, no entanto, é a origem destes valores. Inicialmente, o BC considerou contas (correntes ou poupanças) encerradas e não sacadas, cobranças indevidas de tarifas, cotas de capital e grupos de consórcio extintos.

Outros saldos, porém, entrarão no programa. Segundo o jornal Extra, valores de instituições financeiras que já foram encerradas, estão em recuperação judicial ou faliram entrarão na segunda fase do projeto, que começa a pesquisa no dia 2 de maio.

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“Esses saldos não estão incluídos na primeira fase do Sistema de Valores a Receber, mas estão previstos no planejamento do projeto”, disse a autoridade monetária. Veja como consultar e fazer o resgate dos recursos:

1 – Acesse a página do Valores a Receber clicando aqui;

2 – Informe CPF ou CNPJ e sua data de nascimento;

3 – Se você tiver algum valor disponível para saque, o sistema do Banco Central vai informar a data de retirada;

4 – Lembre-se desta data, pois será neste dia que você deverá retornar ao site do BC, acessar o sistema usando um login Gov.br (veja abaixo como conseguir um) e indicar a conta bancária para transferência.

Como realizar o cadastro Gov.br?

O cadastro Gov.br é feito de forma gratuita e possui três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. E você consegue “subir de nível” simplesmente adicionando mais informações de segurança ao sistema do governo federal.

Por exemplo: o nível bronze exige que a pessoa somente se cadastre na plataforma com informações simples, sendo que o prata pede este cadastro inicial e uma confirmação de reconhecimento facial. A ideia é fazer com que as suas informações fiquem mais seguras e impedir que estelionatários acessem dados sensíveis.

E, caso você não tenha um login, se cadastrar é simples: acesse o portal Gov.br clicando aqui (caso você ainda não tenha um) ou acesse pelo aplicativo App.Gov.br (Android e App Store);

Com o cadastro feito, na data definida pelo BC, você terá que realizar o acesso com o login Gov.br e indicar em qual conta bancária quer receber o Pix com o dinheiro a receber.