As ações da Vard Holdings, empresa que atua na construção de embarcações de petróleo em Cingapura, recuaram mais de 8% depois que a companhia emitiu um alerta sobre seu lucro no terceiro trimestre e resultados anuais, citando desafios no Brasil.

De acordo com a Vard, seus estaleiros no Brasil estão enfrentando dificuldades em suas operações e o ambiente econômico e político do país também está prejudicando o construtor naval. “Isso irá afetar os lucros”, disse a Vard, acrescentando que irá revelar detalhes no dia 11 de novembro, quando sairá os ganhos do terceiro trimestre.

A empresa aconselhou os investidores a lidarem com suas ações com cautela. No final do pregão, as ações recuaram 6,32%.

Segundo o banco CIMB, de Cingapura, este alerta é um mau presságio para outras empresas do setor. “O problema relatado sugere que a indústria de construção e equipamentos de Cingapura, que tem metade de sua carteira de pedidos com um único cliente, a Sete Brasil. Além disso, a moeda brasileira está em colapso, afetando a capacidade da Sete Brasil de pagar as plataformas da Vard, Keppel Corp e SembCorp”, disse o CIMB.

“Acreditamos que a desvalorização do Real poderia prejudicar ainda mais as negociações sobre a falta de pagamento das construções de navios de perfuração e semi-submersíveis que estão sendo construídos”, acrescenta o banco, que manteve a classificação do setor como neutra devido às suas avaliações atrativas. Fonte: Dow Jones Newswires.