XANGAI (Reuters) – Varejistas chinesas estão oferecendo descontos de até 10% no iPhone 14 Pro, da Apple, em meio à fraca demanda por smartphones. A JD.Com e a Suning estão vendendo atualmente o modelo básico do iPhone 14 Pro por 7.199 iuans (1.062 dólares), mostraram verificações no aplicativo JD.com e do site da Suning. O valor é 800 iuans mais barato que o preço padrão no site oficial da Apple na China.

Vários outros vendedores autorizados da Apple estão oferecendo descontos semelhantes no iPhone 14 pro e Pro Max, mostraram checagens da Reuters de promoções nas mídias sociais. A Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. A empresa ocasionalmente permite que fornecedores parceiros na China ofereçam descontos em seus telefones para estimular a demanda.

+ Facebook deixa de ser a rede social mais valiosa do mundo; veja ranking

“O retorno do corte de preço, mesmo para os modelos mais vendidos do iPhone 14, não é um bom sinal para a demanda”, escreveu Edison Lee, analista da Jefferies, em nota aos clientes, acrescentando que várias marcas com sistema operacional Android também reduziram os preços. As vendas de smartphones da China em 2022 atingiram 286 milhões, o nível mais baixo em uma década, com vendas no quarto trimestre caindo 14% devido à baixa demanda, de acordo com a empresa de pesquisa Canalys. As vendas da Apple caíram 24% no trimestre, disse a Canalys, em parte devido ao lançamento antecipado da série iPhone 14 e em parte devido a problemas na cadeia de suprimentos causados pela agitação dos trabalhadores na fabricante terceirizada Foxconn. O China Securities Journal informou pela primeira vez os descontos de preços no domingo.

(Por Josh Horwitz)