O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (25) a oitava morte por varíola dos macacos no país. O Brasil se tornou o país com mais óbitos pela doença, ultrapassando a Nigéria, que teve sete mortes. Os Estados Unidos registraram seis óbitos.

O caso foi notificado em Minas Gerais e se trata de um homem de 33 anos, de Divinópolis, com comorbidade. Ele estava internado em Belo Horizonte e morreu no sábado (22). De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), há a suspeita de um quarto óbito por varíola dos macacos, ainda em investigação. Minas Gerais contabiliza 545 casos confirmados e 355 suspeitos.

Ministério da Saúde amplia testagem de varíola dos macacos

A primeira morte anunciada no Brasil ocorreu em julho, em Belo Horizonte (MG). O homem tinha 41 anos, era natural de Uberlândia, mas estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, na capital mineira. Ele possuía comorbidades e tratava de um câncer no sistema linfático e estava com o sistema imunológico fraco. A doença fez com que o quadro piorasse.

De acordo com o ministério, no país há 9.026 casos confirmados e 4.765 suspeitos. São Paulo é o epicentro da doença, com 4.014 casos. O Brasil está em segundo lugar no número de infecções, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que tem mais de 27 mil casos.