Mais dois novos casos de varíola dos macacos foram confirmados nesta terça-feira (14) no Brasil: o primeiro, no estado do Rio de Janeiro, e mais um, no estado de São Paulo.

Atualmente, o Brasil tem cinco casos confirmados, sendo três em São Paulo, um no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Oito casos seguem em investigação.

O caso do Rio de Janeiro trata-se de um brasileiro de 38 anos, residente em Londres, no Reino Unido, que chegou ao Brasil em 11 de junho para visita familiar.

“O caso foi confirmado por exame laboratorial do tipo RT-PCR seguido de sequenciamento pelo Laboratório de Biologia Molecular de Vírus do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e Laboratório de Virologia Molecular do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro”, informa nota do Ministério da Saúde.

São Paulo confirma terceiro caso de varíola dos macacos

O paciente está em isolamento domiciliar e apresenta quadro clínico estável e segue sendo monitorado pelas secretarias de saúde do estado e município.

O caso de São Paulo trata-se de um homem de 31 anos, residente no município de São Paulo. O paciente possui histórico de viagem para a Europa, com retorno ao Brasil em 6 de junho. O caso também foi confirmado laboratorialmente com exame RT-PCR, seguido de sequenciamento pelo Instituto Adolfo Lutz, segundo o Ministério.

Óbito em Minas Gerais

O óbito no estado de Minas Gerais foi descartado para varíola dos macacos pela Fundação Ezequiel Dias. Segundo o ministério, o homem de 41 anos não tinha histórico de viagem e não teve contato com caso suspeito ou confirmado para a doença. As causas do óbito ainda estão em investigação.