Enquanto o Ibovespa acumula uma alta de 13,06% nos últimos 12 meses, algumas ações destacam-se com crescimentos bastante expressivos no período. Levantamento elaborada pela Elos Ayta Consultoria identificou 28 ações com ganhos acumulados superiores a 50% nos últimos 12 meses. Nesta quinta-feira, 17, no entanto, o Ibovespa opera em queda. Veja a cotação.

Entre as listadas, 11 valorizaram mais de 100%. O melhor desempenho ficou com a Ambipar (AMBP3), empresa de água e saneamento cuja ação apresentou uma impressionante alta de 591,38% no período analisado.

+Real é moeda que mais se valorizou em setembro, aponta ranking com 27 países

O levantamento considerou apenas ações com volume financeiro médio diário superior a R$ 1 milhão. Veja o ranking completo:

Os dados mostram que o setor de maior destaque no período analisado foi o de incorporadoras, com quatro empresas. Em seguida, estão “carnes e derivados” e “tecidos, vestuário e calçados”, cada um com três ações. “Medicamentos e outros produtos” teve duas aparições, assim como bancos.

O que explica as altas das primeiras colocadas

Analistas consultados pelo site IstoÉ Dinheiro concordam que a gestão das suas respectivas dívidas foi um dos motivos para o destaque das empresas mais bem posicionadas no ranking.

Sobre a primeira colocada, Ambipar, o sócio e gestor de investimentos da Hike Capital, Ângelo Belitardo Neto, comenta que a empresa fez um ciclo de desmobilização de ativos, “ou seja, venda de ativos que não sejam necessários para dar continuidade às suas atividades”.

Estrategista-chefe da RB Investimentos, Gustavo Cruz comenta ainda que a ação da empresa foi impactada por uma grande quantidade de investidores que alugaram ações da Ambipar apostando na sua queda. “Quem está com essa posição apostando na queda, geralmente estabelece um ponto limite de perdas, ou seja, se a ação subir muito acaba tendo que comprar e desfazer sua posição para compensar”, explica. “Foi o que aconteceu no fim do primeiro semestre.”

Da Embraer, Cruz destaca que a empresa vem ocupando espaço de concorrentes saturadas como Airbus e da Boeing, que “tem problemas nas na cadeia de produção”. Belitardo menciona também que a empresa “firmou acordos de cooperação com outras empresas do setor aeroespacial para expandir seu portfólio”.

A Syn Pro Tech, segundo Cruz, valorizou na esteira de “fundos imobiliários de shoppings que fizeram diversas captações bilionárias”.

Sobre a C&A, Cruz menciona que a empresa se diferencia de outras varejistas por uma baixa inadimplência. Belitardo fala também da recuperação econômica e do aumento da confiança como impulsos para as vendas no varejo de moda.

Belitardo destaca da Biomm a parceria fechada para produção de insulina e doenças raras.

É importante destacar que o bom desempenho das ações destas empresas, por mais que sejam considerados fundamentados pelos analistas, não implicam em uma valorização futura.