Com a previsão do tempo apontando para um verão chuvoso, correr ou andar de bicicleta no parque acaba sendo desanimador. No entanto, é preciso começar a colocar em prática as promessas de ano novo e a chuva não pode ser uma desculpa para deixar de malhar.

+ Esclerose múltipla: entenda doença de Ludmila Dayer, atriz de Malhação

Existem atividades e exercícios que podem ser praticados em qualquer época do ano, independentemente do clima. Veja algumas dicas:

Treino na piscina

Se a chuva está impedindo você de um banho ao ar livre na praia ou no lago, uma boa opção pode ser a natação em piscina coberta. Tudo bem que será menos desafiador do que nadar no mar. Mas para que a prática se torne mais motivadora, faça treinos cronometrados.

Bicicleta

Não dá para negar que andar de bicicleta ao ar livre é bem prazeroso. No entanto, o risco de quedas aumenta consideravelmente se o chão estiver molhado. Andar na bicicleta ergométrica pode ser uma boa alternativa. Para deixar a aula mais emocionante, experimente uma aula de ciclismo indoor. Projetado para imitar um passeio desafiador ao ar livre, você estará correndo e subindo colinas mesmo dentro de uma sala. Agora se ela aula não lhe anima muito, recorra a boa e velha bicicleta ergométrica.

Esteira

Se você tiver vontade de correr ou caminhar, mas a chuva lhe impede, opte pela esteira. Além de correr, ainda é possível programá-la no sistema random, em que o aparelho é instruído para subir e descer ladeiras. Pode ter certeza que você vai queimar muitas calorias.

Circuito em casa

Aproveite os exercícios que faz no parque ou na academia sem aparelhos e aproveite para montar um circuito de malhação em casa.

Máquina de remo

Um aparelho de remo pode ser uma boa alternativa para perder muitas calorias, já que o ritmo cardiorrespiratório é bastante exigido. Se você nunca usou um aparelho como esse, peça ao instrutor da academia umas dicas para manuseá-lo.