Empreendedores buscam abrir uma franquia para ter mais segurança e facilidade ao iniciar um novo negócio. Segundo a Assessoria Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou crescimento nominal de 12,8% no segundo trimestre de 2024 na comparação com igual período de 2023.

Entretanto, é preciso cuidado ao escolher uma franquia. Há riscos como a franqueadora estar pouco estruturada, e até mesmo do franqueado estar pouco preparado ou com expectativas irrealistas.

Veja 9 dicas do especialista em franquias Fábio Constantino para quem está pensando em abrir uma franquia.

O que avaliar antes de abrir uma franquia

1 – Pense sobre suas expectativas

Busque entender com o que você quer trabalhar e o retorno que espera. “Quando o empreendedor se sente engajado e tem afinidade com o ramo em que atua, as chances de sucesso aumentam exponencialmente”, afirma Constantino.

2 – Estude o mercado em que quer entrar

Cada segmento de franquia possui especificidades, que podem inclusive tornar o momento mais ou menos propício para a abertura de um novo negócio.

3 – Analise a marca franqueadora

“Uma marca com boa reputação gera confiança, facilitando a captação e retenção de clientes”, diz Constantino. Assim, é essencial analisar a história da franquia e a estabilidade financeira dela.

4 – Avalie o suporte da franqueadora

Confira quais os meios de acionar ajuda, detalhes sobre o treinamento oferecido e o material de marketing disponibilizado.

5 – Converse com outros franqueados

O diálogo com outros membros da rede ajudará você a conhecer o negócio de fato. Dialogue com o máximo de pessoas que conseguir.

6 – Calcule os custos

Faça as contas de todo o investimento necessário e a expectativa de retorno. Você pode ter de pagar, além da taxa inicial de franquia, royalties, publicidade e manutenção.

7 – Leia com cuidado o Circular de Oferta de Franquia (COF)

O COF é o contrato com todos os deveres e direitos do franqueado e do franqueador. A lei exige 10 dias mínimos entre a leitura e a assinatura.

8 – Siga o modelo

Se você selecionou adequadamente a franqueadora, siga as regras estabelecidas por ela para ter mais garantias de sucesso.

9 – Seja persistente

Tenha consciência de que o sucesso não é imediato e exige paciência e resiliência.