A Embraer divulgou um vídeo com as primeiras imagens do seu protótipo de táxi voador. Desenvolvido pela Eve Air Mobility, divisão de mobilidade urbana do braço de inovação da empresa, o veículo parece um drone gigante, com 10 hélices movidas por motores elétricos.

Classificado como um veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), o protótipo ainda não é capaz de levar passageiros e é controlado remotamente. O objetivo é criar uma alternativa ao sistema de táxi aéreo tradicional para grandes centros urbanos.

+ Agência de viagens de luxo tira hotéis de Trump de sua lista

De acordo com a Embraer, o próximo passo do projeto é aprimorar os sistemas de controle e propulsão. A versão final do táxi voador pode contar com duas hélices adicionais voltadas para trás, melhorando o desempenho do eVTOL. Futuramente, a aeronave também deve operar de forma completamente autônoma.

O projeto foi iniciado em 2017 quando a Embraer fechou uma parceria com a Uber para desenvolver táxis voadores. A expectativa era de que o serviço Uber Air fosse lançado até 2023 já com eVTOLs da empresa brasileira. Agora, o objetivo é lançar o serviço ao público até 2024. Veja o vídeo a seguir: