O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou nesta terça-feira, 22, relatório com as projeções para crescimento econômico para 2024 e 2025. O documento Perspectiva Econômica Global projeta um crescimento da economia brasileira 0,9 ponto percentual maior em 2024 do que a edição anterior, em julho, agora a 3,0%. Contudo, revisa para baixo a projeção de expansão do PIB em 2025, de 2,4% para 2,2%.

+ EUA cresce e economia da Europa fica estagnada, adverte o FMI

O relatório aponta ainda que as mudanças deixarão o crescimento do PIB global em 2024 inalterado em relação aos 3,2% projetados há três meses, estabelecendo um tom fraco para o crescimento no momento em que os líderes financeiros mundiais se reúnem em Washington esta semana para as reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial. E também de 3,2% para 2025.

O FMI reforça que o avanço da economia global deve se manter estável, “porém, abaixo do ideal”. Fatores como baixo crescimento da produtividade, envelhecimento da população, eventos climáticos extremos, conflitos, tensões comerciais e desigualdade contribuíram para a análise do Fundo. 

Ainda de acordo com o relatório, economias da China, Japão, México e zona do euro, foram revisadas para baixo, acrescentando que há muitos riscos de conflitos armados, potencial de novas guerras comerciais e a ressaca de uma política monetária apertada.

Veja a projeção do FMI para o crescimento dos países do G20 em 2024 e 2025:

*Estagiário sob supervisão