26/05/2020 - 14:58
Com a pandemia do coronavírus forçando boa parte da força de trabalho a ficar em casa e fazer home office, empresas e funcionários tiveram de readequar algum espaço em casa para a realização dessas funções. Internet, computadores e notebooks, ou uma simples cadeira, certamente passaram por algum tipo de upgrade.
Pensando nisso, reunimos pequenas melhorias que podem ajudar na sua produtividade em casa e tornar o período de trabalho menos estressante.
+ Startups já idealizam home office permanente após fim da pandemia
+ Home office é aprovado por 80% dos gestores de empresas no País
+ Número de empresas adotam home office deve crescer 30% após pandemia
A primeira delas é a internet. Ter uma boa qualidade na transmissão de dados vai te ajudar a ter não apenas um trabalho eficiente, mas vai melhorar o carregamento de vídeos, filmes e séries na TV, ou para quem gosta de jogos, a sua experiência certamente será melhor.
As reuniões por vídeo chamadas também deixarão de ter aquelas interrupções que atrapalham na hora de firmar a estratégia da empresa. Com uma boa internet você vai poder transferir arquivos grandes com maior rapidez e toda a equipe poderá ser beneficiada com isso.
Pesquise se a sua operadora oferece algum tipo de pacote de internet fibra, ou veja se as concorrentes estão com preços mais animadores.
Agora, não basta ter uma internet rápida se o seu roteador for ruim, ou se o sinal de WiFi vai ficando mais fraco ao andar pela casa. Por isso, cobre da sua operadora um roteador que atenda frequências de 2.4 GHz e 5 GHz, melhorando a velocidade no seu celular ou computador e televisão.
Pesquise também por ampliadores de sinal, que são baratos e retransmitem o sinal de WiFi em pontos mais distantes da sua casa. É super simples configurar um desses aparelhos e você vai poder até trabalhar em outros locais que não sejam necessariamente o escritório ou quarto.
Agora as dicas seguem regras mais pessoais. O Vagas, um site que ajuda pessoas que estão fora do mercado de trabalho a encontrarem um emprego, aponta que seguir um horário fixo de trabalho vai ajudar no desempenho das suas atividades. Por isso, siga-o rigorosamente, sem trabalhar menos do que deveria, nem fazendo hora-extra.
Usar uma roupa certa, trocando o pijama por uma vestimenta mais comum já vai deixar o seu home office om outra cara. A ideia aqui não é se vestir como se você fosse ao escritório, mas optar por algo que te faça sair do clima da cama.
Escolha um local de trabalho silencioso, iluminado e ergonômico para trabalhar e esqueça a cama nessas horas. Evite a TV por perto, lembre-se de que no escritório você dificilmente teria acesso a ela.