18/05/2020 - 14:01
Cerca de 577 shoppings foram fechados em todo o País desde que o coronavírus começou a infectar as pessoas no final de fevereiro. Para retomar a abertura segura desses estabelecimentos – Blumenau, por exemplo, antecipou a abertura de um estabelecimento e não deu certo – e normalizar as atividades aos poucos, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) montou um protocolo de orientação para 105 mil lojistas e clientes se protegerem nesta fase de pandemia sem vacina contra a Covid-19.
São 21 medidas que tratam sobre higienização, redução na aglomeração das pessoas e a promoção da saúde daqueles que participam e visitam esses grandes centros comerciais. A testagem periódica dos lojistas e funcionários como forma de monitorar se eles estão infectados pela Covid-19, além da medição de temperatura dos clientes por termômetros manuais serão itens obrigatórios. Totens com álcool em gel também serão espalhados pelos corredores dos shoppings (veja vídeo abaixo) e dentro das lojas serão distribuídos frascos do higienizador.
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Serviços como o valet, de atendimento especial com manobrista, por exemplo, estarão suspensos neste primeiro momento. Todas as pessoas serão obrigadas a usarem máscaras, medida que já está em funcionamento nos mercados e farmácias.
As praças de alimentação serão reduzidas em 50%, já que a regra do distanciamento mínimo de dois metros entre uma mesa e outra será adotada.
Em nota, o presidente da Abrasce, Glauco Humai, afirmou que os estabelecimentos podem operar de forma segura e ajudar o Brasil na retomada econômica. “O nosso lema agora é higienização total e aglomeração zero. Temos segurança para receber todos de maneira gradual, onde conseguimos colocar a saúde e a economia no mesmo lado, por meio das medidas de segurança que criamos”, disse o presidente da associação que conta com grandes redes de shoppings no País, como a Iguatemi.
O setor contabiliza mais de 1,1 milhão de funcionários no Brasil e cerca de 502 milhões de visitantes por mês.
Veja o check list com as medidas de saúde e segurança:
– Controle de tráfego de pessoas, limitando em 50% o número de vagas dos estacionamentos;
– Uso obrigatório de máscaras para clientes, lojistas e funcionários;
– Testagem de todos os funcionários e lojistas;
– Fechamento de cinemas, teatros e áreas kids;
– Horário de funcionamento reduzido;
– Antibactericidas aplicados em tapetes de entradas e saídas;
– Entradas reduzidas e utilização de portas específicas para entrada e saída, inibindo aglomeração;
– Aferição de temperatura dos clientes através de termômetros manuais;
– Higienização do Shopping a cada 3 horas, especialmente áreas de contato: maçanetas, corrimãos, etc;
– Serviço especiais para grupos de risco, com formas alternativas de atendimento, como drive thru;
– Distanciamento social obrigatório: limitação das praças de alimentação e Restaurantes em 50%;
– Controle de acesso aos elevadores, com limitação de passageiros;
– Indicação de distanciamento em escadas rolantes (uma pessoa a cada 3 degraus);
– Remoção de áreas como lounges;
– Disponibilização de álcool gel a todos os clientes, lojistas e funcionários;
– Controle de acesso a sanitários e higienização a cada 3 horas,
– Manutenção e trocas regulares dos filtros de ar condicionado,
– Não operação dos serviços de valet e restrição de operação dos serviços como: fraldário e empréstimo de carrinhos;
– Suspensão de eventos, ações infantis e entretenimento;
– Campanha junto aos lojistas para reforçar os pagamentos por aplicativos;
– Campanhas de conscientização para população sobre a prevenção à Covid.