Existem vários benefícios de escolher a opção de acampamento em uma viagem ao invés das tradicionais hospedagens em pousadas, hotéis ou resorts. Ao contrário do que muitos turistas podem pensar, escolher um lugar em meio à natureza é uma opção a ser levada em consideração mesmo para quem tem recursos para pagar hospedagens.

Acampar é mais do que uma viagem, é um estilo de vida. Quem começa a se aventurar, mesmo que seja com o pontapé inicial para economizar, não quer curtir de outro jeito.

+ Mariah Carey eleva padrão de motorhome com salão de festa e cinema

Para acampar também é preciso de estrutura e planejamento, algo fácil para quem ama camping e sabe que necessita de muita organização. Ou seja, a pessoa também aprende a ser organizada, muito antes da viagem.

Conheça alguns dos melhores campings do Brasil:

Acampar em Ilhabela (SP)

A Praia do Sino, em Ilhabela, é uma opção de camping em São Paulo. Seu nome original é Praia Garapocaia e ela é uma das 45 praias do lindíssimo território.

Logo, o Camping Pedra do Sino fica nessa localização de Ilhabela, a 4,1 km ao norte da vila de mesmo nome. É uma excelente parada de frente para o mar, com fácil acesso, já que a avenida está logo ao lado. Fique “hospedado” entre palmeiras, coqueiros e suas águas rasas, aproveitando a luz elétrica e até piscina.

Isso mesmo, há tomadas, uma infraestrutura com bar no camping e restaurante. Mas não é um lugar agitado de Ilhabela como outras praias famosas.

Chegue pelo Aeroporto de São José dos Campos, mais próximo de Ilhabela e por onde você pode pegar um ônibus na Rodoviária até São Sebastião, de frente para a ilha e para pegar a balsa que te leva ao arquipélago.

Acampar em Paraty (RJ)

A Praia do Sono fica em Paraty e é outra das paisagens para acampar no Rio de Janeiro. O camping nesse local existe em diversas opções, por ser um belo ponto turístico no litoral de águas azuis cristalinas e areia branca.

Por exemplo, o clima tranquilo de um dos melhores lugares para acampar se dá devido à localização afastada no final da praia. Ou seja, longe de toda a agitação dos cariocas.

Da mesma forma, não há estradas de acesso à Praia do Sono e não espere ficar próximo a restaurantes ou bares.

Aliás, você pode aproveitar a preservação da natureza e a pouca movimentação no Camping da Ismênia. Simples, mas incrível para curtir dias calmos.

Conte com cozinha compartilhada nesse camping, além de dois banheiros e três chuveiros (dois com água quente).

A Praia do Sono fica a 27 km de distância do centro de Paraty, portanto saindo desse ponto basta seguir as placas que levam a Trindade, uma vila da cidade. Chegando na estrada, vire à esquerda rumo a Laranjeiras, onde os carros ficam estacionados.

A partir daí, siga por uma trilha de 3 km e comece a sua aventura preferida!

Acampar em Canela (RS)

O Parque da Cachoeira fica em Canela, no Rio Grande do Sul. Mais precisamente, no município de São Francisco de Paula, a 18 km do centro da cidade e 25 km de Gramado.

Como o nome do parque sugere, há diversas quedas d’água de variados tamanhos e formatos. O local é uma propriedade privada muito bonita e, por isso, turística.

Aproveite as trilhas para quatro cachoeiras e de todas as intensidades, assim como para chegar em piscinas naturais. Fique hospedado nesse lugar incrível e próximo das águas do rio Cará.

Acesse os espaços tranquilos dos campings em áreas com sombra e infraestrutura de bares/restaurantes perto das acomodações. Além disso, o Parque da Cachoeira tem diversas atividades para curtir com os amigos ou com a família.

Chegue pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e viaje de carro por aproximadamente 2 horas até Gramado e Canela. As duas são cidades vizinhas e a distância até a capital gaúcha é de 120 km.

Entre uma cidade e outra são apenas 7 km de percurso. Portanto, aproveite a Serra Gaúcha e a sua chamada Região das Hortênsias e fique na área de camping do Parque da Cachoeira.

Acampar no Pantanal da Serra da Bodoquena (MS)

A Serra da Bodoquena é mais um dos melhores lugares para acampar no Brasil, localizada no sudoeste do Complexo do Pantanal.

Esse local é famoso em Mato Grosso do Sul por suas paisagens de grande beleza. Algo mais voltado ao camping selvagem. Excelente ponto para quem busca conexão total com a natureza por ser um destino cercado pela mata.

Bodoquena oferece a possibilidade de visitar e descobrir a flora brasileira em uma aventura sem igual.

Para quem busca infraestrutura, o Refúgio Canaã tem camping, então faça a sua reserva e garanta os seus passeios pelo Pantanal.

Os seus atrativos em meio à natureza são incríveis e o refúgio oferece uma experiência muito boa na zona rural, só não espere tranquilidade, já que a galera que se hospeda nesse camping está em busca de diversão.

Chegue pelo Aeroporto Internacional de Campo Grande ou por Bonito, diretamente no aeroporto da localidade. Isso porque muitos turistas realizam um bate-volta de Bonito até a Serra da Bodoquena, localizada a 70 km da cidade.

É um passeio perfeito e o lugar ideal para acampar e curtir a natureza. Caso opte por sair de Campo Grande, prepare-se para uma viagem de quase 4 horas ao todo e de carro.

Acampar na Chapada dos Veadeiros (GO)

A Vila de São Jorge é um acampamento base para quem visita a Chapada dos Veadeiros com o objetivo de conhecer suas belas paisagens.

A reserva ecológica está no estado de Goiás e é recheada de cânions, rios cristalinos e cachoeiras. Além de minas de cristais.

A vila está localizada na entrada do Parque Nacional e há outros lugares para acampar também em meio ao verde e às trilhas do local.

Se você procura um ponto para relaxar, praticar caminhadas e ficar em campings, esse é o ideal. Construa relações humanas pela região e aproveite o contato com a natureza.

Esse turismo é grandioso e tem um clima maravilhoso. Chegue saindo de Brasília (230 km) ou Goiânia (430 km). O recomendado é desembarcar pelo Aeroporto Internacional de Brasília para depois seguir de carro até São Jorge.

O vilarejo é um dos mais buscados pelos turistas para conhecer o cerrado e guarda um misticismo local que atrai a todos. Assim, o Camping Taiuá é uma das opções com clima zen, pufes e redes. Logo, um dos melhores acampamentos da região.

Coloque na sua lista dos melhores lugares para acampar e volte com a energia renovada da Chapada dos Veadeiros.

Acampar em Cumuruxatiba (BA)

Falando em paisagens incríveis, a Bahia não poderia faltar. Em Cumuruxatiba ou Cumuru, encontre paraísos e acampe nesse vilarejo.

Desfrute do Extremo Sul do estado, na Costa das Baleias, e aproveite a praia. Desse modo, monte a sua barraca na região, de preferência em praias desertas.

A Praia do Píer é perfeita e acampar nela parece cena de filme, já que esse vilarejo tem pouco mais de 4 mil habitantes e é extremamente tranquilo em épocas fora do período de temporada.

Ficando no Camping Aldeia da Lua em feriados, por exemplo, a agitação será maior, embora o lugar seja muito sossegado. Ele fica de frente para o mar, ou seja, imperdível.

Para chegar no local, saiba que Cumuruxatiba é um distrito de Prado. O aeroporto mais próximo é o de Teixeira de Freitas, a 110 km e enfrentando 2 horas de estrada.

Outra opção é desembarcar no aeroporto de Porto Seguro, mas serão 230 km percorridos em mais de 4 horas.

Assim, Cumuruxatiba representa bem a beleza da Bahia. Caso alugue um carro, você pode visitar praias próximas, como Barra do Caí, Corumbau ou as praias da orla norte de Prado. Aproveite muito este destino de viagem!

Acampar em Pancas (ES)

Pancas fica localizado no Espírito Santo, um local onde você pode curtir uma bela vista na Pedra do Camelo. O lugar é lindo e, por isso, é um dos cartões-postais da cidade.

A pedra também é famosa para quem gosta de praticar escaladas, além dos campistas que exploram os diversos cenários naturais do local.

Um local perfeito para viver o momento fazendo esportes radicais e ainda contar com a presença de guias autorizados para te ajudar na natureza e mantê-la preservada.

O acesso para a Pedra do Camelo é feito por trilhas e escalada, então esteja preparado fisicamente.

Para chegar em Pancas e ficar em um dos melhores lugares para acampar, o aeroporto de Vitória está a 175 km de distância, aproximadamente duas horas e meia de carro.

Aproveite esse belo município no noroeste do Espírito Santo e que faz divisa com Minas Gerais. Colatina está mais próximo dos Pontões Capixabas (52 km).

Sua paisagem é única, então você não vai se arrepender de desfrutar no Camping Cantinho do Céu, com estrutura que conta com cozinha e banheiros. A praia está a 200 m de distância e a área verde é maravilhosa para chegar e montar a sua barraca.

Acampar em Carrancas (MG)

O Complexo do Tira Prosa é apenas um dos tantos campings disponíveis em Carrancas, Minas Gerais.

Divirta-se nas cachoeiras da cidade e escolha o seu lugar na área de campismo perto dessas grandes atrações. O complexo é visitado por pessoas de todas as idades por causa dos passeios tranquilos, mas também oferece alguns mais radicais.

O lugar é um hostel/camping localizado a 1,5 km do centro da cidade de Carrancas e perto das cachoeiras. A fazenda é centenária, com muita natureza e tem todos os prazeres de uma zona rural.

Você terá acesso aos poços do local, redário, a área de fogueira, o gramado com árvores nativas e wi-fi. Há um Projeto Agroflorestal em desenvolvimento onde já foram plantadas mais de 3 mil espécies nativas e exóticas, sendo 2 mil frutíferas.

Ou seja, é muito agradável e não está distante da cidade. Para chegar em Carrancas, o aeroporto mais próximo é o de Confins mesmo, em Belo Horizonte. Porém, serão quase 5 horas de viagem de carro após o desembarque.

Se você gosta de ciclismo, aproveite o Circuito da Estrada Real também, com trilhas percorridas principalmente de bicicleta e com uma parte dentro do município.