Doença de maior prevalência entre os brasileiros, a pressão alta atinge mais de 30 milhões de pessoas no país, de acordo com o Ministério da Saúde. A hipertensão também é a principal causa de mortes no Brasil. 

Apesar do perigo, ela se trata de uma enfermidade silenciosa. Não existem sintomas para a hipertensão, antes da pessoa sofrer um infarto, por exemplo. Por conta disso restam muitas dúvidas dos benefícios que o portador dessa doença pode receber. 

+Vacina brasileira contra covid-19 pode ter testes em humanos em 2023

Auxílio-doença 

Embora a pressão alta não interfira na vida laboral do trabalhador, alguns tratamentos podem dar o direito dele receber auxílio-doença do INSS. 

Os hipertensos podem garantir direito ao benefício, mas a possibilidade é destinada em alguns casos que podem levar a problemas de saúde mais complexos que necessitam cuidados especiais, como o AVC. 

Aposentadoria por invalidez

Caso o trabalhador que sofreu um dano cerebral por conta da pressão alta fique impedido de trabalhar, ele pode solicitar a aposentadoria por invalidez após passar por perícia médica.

Medicamento gratuito no SUS

O paciente hipertenso precisa fazer um tratamento regular contra a doença. O Sistema Único de Saúde (SUS) distribui esses medicamentos gratuitamente através das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Basta que o cidadão vá até a UBS com documento de identidade e receita médica dentro da validade de 120 dias. 

Isenção no Imposto de Renda 

Caso a hipertensão resulte em algum problema de coração como insuficiência cardíaca ou coronariana, é possível solicitar a isenção do pagamento do Imposto de Renda, conforme a Lei 7.713 de 1988. É preciso comprovar o problema por meio de laudo médico.