Quais são as cidades mais sustentáveis do mundo para viajar em 2024? Para responder essa pergunta, a agência internacional GDS-Movement publicou recentemente o GDS Index – Global Destination Sustainability, ou o índice global de destinos quanto sustentabilidade, na tradução livre.

Ele classificou cidades ao redor do mundo que têm adotado soluções para um futuro mais sustentável e com menos emissões de carbono. Três municípios europeus ocupam o topo da lista. Por outro lado, nenhuma cidade latino-americana aparece no ranking com 40 países.

As medidas de sustentabilidade dos destinos turísticos são medidas pelo índice em quatro categorias diferentes, utilizando mais de 70 indicadores: Gestão de Destino (resíduos), Desempenho de Fornecedores, Desempenho Ambiental e Desempenho Social.

+Confira os destinos com passagens mais baratas de avião para o Natal e Ano Novo

Trio europeu no topo

3º – Copenhague (Dinamarca)

Copenhague ocupa a terceira posição na lista, conhecida como uma das cidades mais ecológicas do mundo, ela tem o objetivo de se tornar a primeira capital neutra em carbono do mundo em 2025.

Em setembro de 2019, 72% dos quartos de hotel da cidade tinham certificação de sustentabilidade de terceiros, com muitos outros quartos atualmente em construção que devem ser certificados no momento da conclusão.

Copenhague também é conhecida por sua água limpa nos portos, convidando os habitantes locais a nadar nos canais todos os verões.

Copenhague – capital e maior cidade da Dinamarca (Crédito – Divulgação)

2º – Gotemburgo (Suécia)

Na segunda colocação, Gotemburgo foi a primeira cidade do mundo a emitir títulos verdes para acelerar os investimentos em soluções voltadas para o clima, incluindo a gestão de resíduos para energia renovável.

A cidade tem como objetivo se tornar independente de combustíveis fósseis até 2030 e reduzir fortemente as emissões de gases de efeito estufa até 2050.

Gotemburgo – segunda maior cidade da Suécia depois de Estocolmo. (Crédito – Divulgação)

1º – Helsinque (Finlândia)

A cidade eleita como destino mais sustentável do mundo em 2024 foi Helsinque, que tem se destacado tradicionalmente no índice, especialmente no desempenho ambiental a nível da cidade.

Neste ano, ela ficou em primeiro lugar em Gestão de Destino, Desempenho de Fornecedores e Desempenho Ambiental, e em segundo lugar em Progresso Social.

A cidade investe no aprimoramento da sustentabilidade social do turismo, apoiando empresas locais em seu caminho para a sustentabilidade e aumentando os recursos para o desenvolvimento de destinos turísticos.

Helsinque – capital da Finlandia e maior cidade do País. (Crédito – divulgação)

Confira o ranking completo:

* Estagiário sob supervisão