O que faz um pai que paga um curso de Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas, a mais conceituada do País, banca uma especialização na famosa Universidade de Berkeley, na Califórnia, e depois vê o filho investir num negócio que leva o nome de Pipoca Online? Nada. Ou melhor, junta-se a ele. Foi exatamente o que fez o empresário Sergio Casarini, que vendeu uma torrefadora de café em São Paulo para trabalhar ao lado do filho, Eduardo, e da mulher, Fátima. Ela, uma talentosa decoradora de eventos e casamentos na cidade de São Paulo, inspirou a primeira empresa virtual da família: a Flores Online, maior site de floricultura do País. O lado tecnológico ficou por conta do filho. ?Entre um estágio numa multinacional e a floricultura virtual, fiquei com a segunda opção?, diz Eduardo, 28 anos. Agora, com o Flores Online a todo vapor ? tem 500 mil clientes cadastrados ? ele quer repetir o sucesso oferecendo aluguel de DVDs pela Internet. Assim surge a Pipoca On line, que nasce operando inicialmente na Grande São Paulo mas já tem planos de chegar a outras capitais brasileiras até o final do ano. ?É um mercado altamente promissor. Só nos Estados Unidos, a locação on line movimenta US$ 9 bilhões ao ano?, conta Eduardo.

A idéia surgiu quando Eduardo descobriu o site da americana Netflix, maior locadora online do mundo. O sistema funciona assim: o consumidor paga uma assinatura, anota os filmes favoritos no site da empresa e recebe o DVD em casa (em até 24 horas). O maior atrativo é que ele pode ficar com os DVDs o tempo que quiser, sem pagar multa ? mas só receberá outros títulos quando fizer a devolução. ?A Netflix conseguiu eliminar tudo o que o consumidor não gosta nas locadoras?, afirma Eduardo. Hoje, a empresa americana tem 5 milhões de clientes, filiais em 20 países e fatura US$ 700 milhões ao ano.

O modelo americano animou o garotão de Berkeley. Eduardo importou até a fórmula para calcular o preço das assinaturas mensais. Por aqui, elas irão de R$ 39,90, com limite de retirada mensal de quatro DVDs (o equivalente ao preço da locação em lojas físicas, acrescido de taxa de entrega), ou R$ 99,00, com número de locação ilimitado. A única dificuldade da versão brasileira era definir o melhor sistema de entrega ao consumidor. O custo da logística no Brasil é alto. Nos EUA, o DVD é entregue pelo correio, uma opção mais barata e prática. Na maioria dos casos, o disco é colocado na caixa de correspondência do locatário – e ninguém rouba. Por aqui, a primeira opção seria utilizar motoboys. Mas Eduardo chegou à conclusão de que no final das contas sairia caro e poderia comprometer a qualidade do serviço. ?O custo benefício não era interessante?, afirma o empresário. Assim como fez com o Flores Online, ele decidiu fechar uma parceria com a Direct Express, distribuidora que atende gigantes como a Americanas.com e Submarino. Outra vantagem é que Eduardo não precisou montar uma infraestrutura. Os três mil títulos disponíveis ficam guardados na Direct Express.

A locação por internet vem fazendo tanto sucesso que a Blockbuster, dona de mais de 8,5 mil locadoras no mundo, se rendeu a ela. Hoje, sua divisão on line tem 1,2 milhão de assinantes e o serviço deve chegar ao Brasil ainda este ano. Procurada, a Blockbuster não se pronunciou sobre o assunto. O que se sabe é que ela terá de se adequar a um novo modelo de negócios que, no início, pode tirar boa parte de suas receitas. Explica-se: é do atraso na devolução de DVDs que a Blockbuster tira 15% de seu faturamento. O sistema virtual não prevê multa nesse caso.

US$ 9 bilhão é quanto movimenta o setor de locação on line nos EUA