Imagine um caminhão que emite apenas vapor de água, que produz a sua própria eletricidade a bordo e que se beneficia de uma autonomia de 1000 km – e se dissermos que vai ser real? A Volvo Trucks está criando um novo protótipo de caminhão elétrico com células de combustível alimentadas por hidrogénio verde, que é abastecido em menos de 15 minutos e que não emite quaisquer emissões de dióxido de carbono (CO2).

“Temos desenvolvido esta tecnologia há alguns anos e nos sentimo muito satisfeitos por ver os primeiros caminhões a circular com sucesso na pista de teste. A combinação da energia elétrica proveniente de baterias ou de células de combustível permitirá aos nossos clientes a eliminação total das emissões de CO2 dos gases de escape nos seus caminhões, sejam quais forem as tarefas de transporte”, explica Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

+ Nível de CO2 no ar é 50% maior do que da era pré-industrial, diz agência dos EUA

Preveem que o peso total do caminhão seja de cerca de 65 toneladas, e que as duas células de combustível sejam capazes de gerar 300 kW de eletricidade. O veículo consegue gerar a sua própria eletricidade a bordo, em vez de ser carregado a partir de uma fonte externa. As células de combustível serão fornecidas pela cellcentric, o empreendimento conjunto entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A cellcentric prevê construir uma das maiores unidades de produção em série europeias de células de combustível especialmente desenvolvidas para veículos pesados.

Embora a tecnologia ainda esteja em fase de desenvolvimento, espera-se que as experiências-piloto com clientes comecem dentro de alguns anos, e que a sua comercialização inicie no final desta década.

“Os caminhões elétricos com células de combustível alimentadas a hidrogênio serão especialmente adequados para longas distâncias e tarefas pesadas e exigentes em termos energéticos. Podem também ser uma opção em países onde as possibilidades de carregamento das baterias são limitadas”, acrescenta Roger Alm.

A Volvo Trucks disponibiliza já hoje caminhões elétricos com baterias e outros movidos a combustíveis renováveis como o biogás, sendo este caminhão o próximo modelo a integrar o seu portfólio.