A empresa argentina Plus Byte venceu nesta quarta-feira, 16, a licitação do leilão da Ponte Internacional São Borja – Santo Tomé com uma proposta de outorga no valor de US$ 29 milhões (aproximadamente R$ 160 milhões). A estrutura possui 15,62 quilômetros e liga Brasil e Argentina.

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A proposta da Plus Byte superou os valores oferecidos por apenas mais uma proponente: a CS Infra, do grupo Simpar, que apresentou proposta de US$ 26 milhões. Outra empresa apresentou proposta que não foi considerada pois descumpriu um dos itens obrigatórios do edital.

A concessionária vencedora do certame assume compromisso de investir, ao longo dos 25 anos da concessão, um total de US$99 milhões em melhorias. Estão previstas obras como a recuperação da estrutura, dos acessos à ponte e do centro de fronteira, além da ampliação das instalações de processamento aduaneiro.

Empresários e autoridades brasileiras e argentinas durante o leilão da Ponte Internacional São Borja – Santo Tomé. 16/07/2025
Empresários e autoridades brasileiras e argentinas durante o leilão da Ponte Internacional São Borja – Santo Tomé. 16/07/2025 (Crédito:Michel Corvello/MT)

Segundo o Ministério dos Transportes, a empresa vencedora deverá também “fornecer insumos, implementar sistemas e garantir conectividade para viabilizar as operações dos órgãos de controle fronteiriço dos dois países”.

Dados da Receita Federal apontam que a Ponte São Borja – Santo Tomé responde por 20,1% do comércio entre Brasil e Argentina (27,5% das exportações e 12,6% das importações). Também abrange 39,98% do comércio entre Brasil e Chile.

Ponte entre Argentina e Brasil tem quase 30 anos

Sua construção foi iniciada em 1996 e finalizada em 1997, durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso. É resultado de um acordo firmado antes entre os dois países anos antes, em 1989.

Desde sua construção, a ponte esteve sob administração da Mercovia. O contrato no entanto tinha prazo de término em julho de 2021, porém foi renovado desde então, enquanto se aguardava uma nova disputa pela concessão.

Esta foi a terceira tentativa de leilão da estrutura neste ano. Em janeiro, o Tribunal de Contas da União (TCU) suspendeu uma tentativa do certame após questionamentos sobre dados do edital. Outra tentativa em abril terminou sem propostas.

“Após ouvir o mercado, nós deixamos o edital mais moderno. Mudou a Taxa Interna de Retorno, que ficou mais adequada às condições econômicas: passou de 8,46% para 15%. As condições de garantia de participação também foram alteradas”, afirmou a secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse.

Geograficamente, as cidades ligadas pela ponte são classificadas como “gêmeas”, conceito utilizado para municípios cortados pela fronteira de dois países e que possuem similaridades e potencial de integração econômica. Estão localizadas no sudoeste do Rio Grande do Sul, pelo lado do Brasil, e na Província de Corrientes, pelo lado argentino.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que moradores das cidades serão beneficiados pelo leilão com uma tarifa de pedágio social. “Elas vão pagar menos. Nós liberamos moradores de São Borja que trafegam de moto e de carro, porque às vezes a pessoa precisa só ir a um lado e voltar. Nós desoneramos.”