A Volkswagen vem colhendo frutos de sua estratégia de transformação a mobilidade elétrica. Em 2022, as vendas de veículos totalmente elétricos (BEV – Battery Eletric Vehicle, em inglês) da empresa cresceram 23,6%.

Foram cerca de 330 mil veículos elétricos em todo o mundo. A marca se torna mais expressiva ao se observar o número geral de venda, que engloba também os motores a combustão. Foram 4,56 milhões de unidades vendidas, uma queda de 6,8% em comparação a 2021. O objetivo da marca é manter o ritmo de crescimento dentro dos elétricos, com a promessa de lançamento de dez novos modelos do tipo até 2026.

+ IPVA: confira quem deve pagar o IPVA 2023 nesta segunda (16) em SP, veja tabela

“Alcançamos um sólido resultado de vendas em 2022, apesar dos persistentes gargalos no fornecimento. O crescimento pronunciado dos modelos BEV confirma que, com nosso atraente portfólio de produtos, estamos no caminho certo para nos tornarmos a marca mais desejável para mobilidade sustentável”, disse Imelda Labbé, membro do Conselho de Vendas, Marketing e Pós-Vendas, em nota divulgada.

Destaque para o ID.4

Os veículos da linha ID, totalmente elétricos, tem como destaque o modelo ID.4, com cerca de 170 mil unidades entregues em todo o planeta. Na China, o maior mercado de vendas da empresa, a Volkswagen mais que dobrou as entregas dos modelos totalmente elétricos do ID. No total da linha, foram 143.100 unidades dos modelos ID.3, ID.4 e ID.6 entregues aos clientes em 2022. Na América do Norte, o ID.4 foi responsável por 22.700 unidades vendidas, enquanto que na Suécia foram cerca de 8.900 unidades.

SUVs em alta

Os SUVs são o segmento de mercado que mais cresce, independente do tipo de motorização. A participação dos SUVs no total de entregas aumentou para 45% (+4%). Nos EUA, mais de 80% das entregas da Volkswagen são no segmento de SUVs. Na Europa, o T-Roc é o veículo mais vendido no mercado de SUVs.

elétrico
O T-Roc é o SUV mais vendido na Europa, onde tem até uma versão conversível (Volkswagen Divulgação) (Crédito:Volkswagen Divulgação)

Brasil, por enquanto, longe da mobilidade elétrica

O Brasil parece estar na contra-mão da estratégia de eletrificação da linha adotada pela Volkswagen no mundo. Por aqui, nenhum modelo elétrico, ou até mesmo híbrido, é comercializado. A expectativa é que isso mude em breve, já que modelos como o ID.4 e o ID.Buzz, a Kombi elétrica, já rodam pelo país em testes de engenharia.