SÃO PAULO (Reuters) – As vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil em agosto cresceram 14,6% ante julho, para 208.493 unidades, segundo dados informados nesta sexta-feira pela associação de concessionárias, Fenabrave. Na comparação com agosto de 2021, houve alta de 20,7%.

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, porém, o resultado ainda é negativo frente a igual período do ano passado, com queda de 8% nos licenciamentos, totalizando 1,3 milhão de unidades, informou a entidade.

Vendas de motos sobem 15,4% em agosto ante agosto de 2021, diz Fenabrave

Por dentro dos planos da grife indiana de motos que terá fábrica no Brasil

“Em que pese o fato de termos dois dias úteis a mais em agosto, o resultado aponta uma clara tendência de recuperação dos emplacamentos no Brasil”, disse José Andreta Jr., presidente da Fenabrave, em comunicado à imprensa. Segundo ele, a escassez de peças e componentes já não é mais tão limitante para o setor, como no início do ano.

Em agosto, as vendas de carros subiram 14,5% frente a julho, enquanto os emplacamentos de comerciais leves avançaram 16,3%. No acumulado do ano, porém, ainda amargam perdas de 7% e 14%, respectivamente.

As vendas de caminhões tiveram alta de 8,6% na base mensal e registram queda de 1,5% no ano. O executivo afirmou no comunicado que ainda há problemas pontuais de disponibilidade de produtos no segmento, “mas, de maneira geral, a situação é bem mais estável e equilibrada do que a enfrentada no ano passado”.

No setor de ônibus, a alta foi de 31,3% no mês –como são menos unidades os percentuais costumam ser mais esticados–, voltando ao patamar positivo no ano, com alta de 2,4%.

(Por Andre Romani; edição Paula Arend Laier)

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI810Q8-BASEIMAGE