A Tesla reportou um modesto aumento de 4% nas vendas no primeiro trimestre em comparação com os últimos três meses do ano passado, apesar de uma série de cortes de preços em seus veículos mais baratos e de conversas do CEO Elon Musk sobre a forte demanda por esses preços mais baixos.

O primeiro trimestre também marcou o quarto trimestre consecutivo em que a Tesla produziu mais veículos do que entregou aos clientes. Parte disso pode ser devido ao aumento da produção em duas novas fábricas, uma no Texas e outra na Alemanha, inauguradas na primavera passada, e um atraso entre o aumento da produção e das vendas.

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A Tesla disse que houve um aumento no número de seus modelos mais caros, o Model S e o Model X, em trânsito para a Europa, Oriente Médio e África, bem como para a região da Ásia-Pacífico.

Mas isso significa que, nos últimos 12 meses, a Tesla produziu 78.000 carros a mais do que vendeu, sugerindo que as conversas sobre a forte demanda dos executivos da Tesla podem não ser apoiadas pelos números. Esse excesso de produção de 78.000 veículos é igual a 5% dos carros que ela construiu. As vendas do primeiro trimestre ficaram atrás da produção em 18.000 veículos, menos que a diferença no terceiro e quarto trimestre do ano passado, mas ainda igual a 4% dos veículos produzidos.

“No início deste ano, tivemos um reajuste de preços. Depois disso, na verdade, geramos uma demanda enorme, mais do que podemos produzir, na verdade”, disse Tom Zhu, executivo da Tesla responsável pela produção e vendas globais, no “dia do investidor” da Tesla.

“E como disse Elon, desde que você ofereça um produto com valor a um preço acessível, não precisa se preocupar com a demanda.”

Mas alguns analistas disseram que os números concretos relatados no domingo levantam questões sobre a força da demanda pela Tesla, não importa o quão otimistas sejam os comentários de Zhu e Musk.

“Se não estava claro antes, agora está, a Tesla tem um problema de demanda”, disse Gordon Johnson, um analista que é um dos maiores críticos da Tesla, em nota na segunda-feira.

“Por quatro trimestres consecutivos, a Tesla produziu mais carros do que vendeu, apesar do fato de que duas de suas fábricas estão operando com 20% a 40% de utilização, e fechou sua maior fábrica, inesperadamente, três vezes no primeiro trimestre”, disse Johnson, que disse acreditar que Musk tem um “problema patológico com a verdade”.

“Em suma, não importa o que Elon Musk diga, a Tesla tem um problema sério/grande de demanda”, disse Johnson.

A empresa informou que completou vendas de 422.875 veículos no trimestre. Isso está aquém da previsão de 430.000 veículos de analistas consultados pela Refinitiv. Dan Ives, analista de tecnologia da Wedbush Securities, disse que o consenso que Wall Street estava procurando era de entregas de 421.500, o que significaria uma batida muito estreita para a Tesla.

Mas mesmo Ives, um touro nas ações da Tesla, disse que os preços mais baixos que a Tesla conseguiu para os carros no trimestre significarão margens de lucro mais apertadas daqui para frente. A Tesla divulgará os resultados financeiros completos do primeiro trimestre em 19 de abril.

“A grande questão serão as margens, já que o corte de preços terá um impacto nesta frente”, disse ele em nota aos clientes no domingo.

A produção do primeiro trimestre aumentou apenas 0,2% em relação aos últimos três meses de 2022, apesar dos esforços para aumentar a produção na Alemanha e no Texas.

A produção e as vendas cresceram muito mais quando comparadas ao primeiro trimestre de 2022, com produção crescendo 44% e entregas 36%. Mas mesmo isso sugere que a Tesla está abaixo da meta de crescimento anual de 50% que estabeleceu para a empresa a longo prazo.

As ações da Tesla, que caíram 65% em 2022 em seu pior desempenho anual de todos os tempos, fecharam a sexta-feira em alta de 68% até agora em 2023. Ainda assim, isso deixou as ações 41% abaixo de onde estavam no final de 2021. As ações caíram mais de 5% na negociação do meio-dia de segunda-feira no relatório de vendas.