XANGAI (Reuters) – As vendas de smartphones na China caíram 13% em 2022, a maior queda do setor em uma década, segundo dados da empresa de pesquisa de mercado de tecnologia IDC divulgados neste domingo.

O total de aparelhos vendidos na China somou 286 milhões, queda ante 329 milhões no ano anterior.

Isso significa que o volume total de vendas em 2022 foi o menor desde 2013 e a primeira vez desde então que as vendas anuais caíram abaixo do patamar de 300 milhões de unidades, disse a IDC.

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A Vivo, fabricante de aparelhos Android, foi a marca mais vendida no ano passado, com uma participação de mercado de 18,6%. As vendas totais da empresa, porém, caíram 25,1% na comparação anual.

A Honor foi a segunda marca mais vendida, com crescimento de mais de 34%, embora a base de comparação seja fraca. A Apple aparece na sequência, empatada com a Oppo.

As vendas totais da Apple caíram 4,4% em 2022, superando em grande parte o desempenho do mercado mais amplo.

No quarto trimestre, apesar de ser a marca mais vendida no período, as vendas de iPhones ante 2021 recuaram, pressionadas por problemas na cadeia de abastecimento causados ​​por protestos de trabalhadores em uma grande fábrica da Foxconn em Zhengzhou, escreveram os pesquisadores da IDC.

Duras medidas de isolamento social impostas pelo governo chinês contra a disseminação da Covid-19 pesaram fortemente sobre a economia do país, que caiu para um de seus piores níveis de atividade em quase meio século no ano passado.

A queda nas vendas de smartphones na China refletiu o desempenho do setor globalmente. Em 2022, as vendas de celulares no mundo somaram 1,2 bilhão de unidades, o menor volume desde 2013 e queda anual de mais de 11%, de acordo com a IDC.

(Por Josh Horwitz)