SÃO PAULO (Reuters) – Produtores brasileiros aceleraram o ritmo de vendas de soja no início de abril em comparação ao mês anterior, uma vez que a pressão de baixa nos preços estimulou alguns negócios, mas as vendas permaneceram abaixo da média histórica para o período no país.

Segundo a consultoria de agronegócios Datagro nesta quinta-feira, as vendas de soja para a safra 2022/23, que está quase terminando a colheita, atingiram 43% da produção esperada até o dia 7 de abril, representando cerca de 66 milhões de toneladas, disse a Datagro.

Na temporada passada, cerca de 72 milhões de toneladas de soja foram vendidas, ou 55%, no mesmo período. A média de cinco anos para esse período é de 59,8% da produção estimada, segundo dados da Datagro.

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“A postura defensiva dos agricultores na safra esteve ligada a preços pouco atrativos, aliados à forte alta nos custos de produção, insegurança climática e incertezas políticas e econômicas com o novo governo”, disse Flávio França Junior, analista da Datagro, em um relatório.

As vendas de soja dos agricultores brasileiros entre o início de março e o início de abril cresceram mais rapidamente do que no período mensal anterior, afirmou a Datagro.

“Os produtores optaram por vender para cumprir compromissos de curto prazo, temendo que o mercado retraísse ainda mais no curto prazo com a aproximação do fim da safra”, disse França Junior.

Segundo a Datagro, o volume de vendas de soja aumentou 9,2% entre 3 de março e 7 de abril.

Essa é uma taxa de crescimento superior à média de cinco anos de 8,8% para o período. Também está acima do crescimento de 7,2% nas vendas registrado entre o início de fevereiro e o início de março, mostraram dados da Datagro.

(Reportagem de Ana Mano)

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