O Honda Civic voltará a ser comercializado no país, agora em sua 11ª geração e com motorização híbrida. O Civic Híbrido será importado da Tailândia com a tecnologia e:HEV, que utiliza um motor a combustão de 2.0l de 143 cavalos e dois motores elétricos que oferecem 184 cavalos. Assim o sistema proporciona acelerações típicas de modelos esportivos, além de reduzido nível de consumo de combustível.

O sistema e:HEV tem três modos de condução que se alternam automaticamente m função de fatores como topografia, demanda de acelerador, nível de energia nas baterias, etc. São eles: o EV Drive, 100% elétrico; Hybrid Drive, elétrico e combustão; e Engine Drive, somente combustão.

+ Bebidas, bike, pets… Veja 5 itens que podem atrapalhar sua viagem de carro

Qualquer que seja o modo de operação atuante, frenagens e desacelerações resultam em recuperação de energia, o que amplia a economia especialmente em situações de tráfego “para-e-anda”.

A presença de tecla “Drive Mode” no console, logo abaixo das teclas P, R, N e D, possibilita a seleção entre “Normal”, “Sport”, “Eco” e “Individual”. Em “Sport”, a resposta ao acelerador será mais direta, beneficiando uma condução esportiva. Em “Eco”, a atuação do acelerador privilegiará a economia, enquanto em “Individual” é possível a personalização de parâmetros como a resposta do acelerador e do sistema de direção. O modo “Normal” faz com que os ajustes retornem ao padrão que prevê um balanceamento entre performance e eficiência.

Novo design

No projeto do Civic Híbrido, a engenharia da Honda buscou criar uma carroceria com três volumes bem definidos. O conceito “Low&Wide” tem a linha de cintura bem demarcada, o que dá impressão de maior largura e esportividade. O modelo agora conta um entre-eixos maior em 35 mm é conta com rodas de 17 polegadas.

Interior

Na cabine, o painel de instrumentos é em tela de TFT colorida de 10,2 polegadas. O console central inclui porta-copos ao lado das teclas de comando da transmissão e uma ampla área para acomodar smartphones de todos os tamanhos e recarregá-los sem necessidade de cabo. O porta-malas do Civic Híbrido tem 495 litros, um dos maiores em seu segmento.

Equipamentos

Entre os equipamentos oferecidos no Civic Híbrido está uma central multimídia com tela de 9”, com Apple CarPlay e Android Auto. O modelo ainda traz diversos outros equipamentos e tecnologias, como bancos dianteiros com múltiplos ajustes elétricos para motorista e passageiro e estabilizador corporal, chave com partida remota do motor, ar-condicionado dual zone com difusores frontais camuflados, banco traseiro com encosto rebatível, carregador sem-fio para celular, difusores de ar e portas USB iluminadas na traseira, teto solar e limpadores de para-brisa inteligentes.

Segurança

O Civic Híbrido conta com pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, que se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular, operada por um microprocessador de imagem de alta capacidade. Ele oferece as seguintes funções: ACC – controle de cruzeiro adaptativo; CMBS – Sistema que aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes; LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa; RDM – Sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes; AHB – Ajuste automático de farol.

Cores

As cores disponíveis para o Civic Híbrido são Branco Topázio e Preto Cristal (perolizadas) e Cinza Basalto e Prata Platinum (metálicas).
O interior será em cinza claro quando a cor externa for Branco Topázio. Em todas as demais, o acabamento interno será na cor preta.

Início das vendas

O preço do novo Honda Civic Híbrido é de R$ 244.900 e as vendas serão iniciadas em janeiro.