As vendas do varejo brasileiro caíram 0,2% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira, 18, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi menos negativo do que a mediana das previsões de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que apontava recuo de 0,8%. O intervalo de estimativas ia de queda de 1,4% a alta de 0,9%.

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Na comparação com agosto de 2022, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 2,3% em agosto de 2023. Nesse confronto, as projeções iam de uma alta de 0,4% a 4,6%, com mediana positiva de 1,3%.

As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 1,6% no ano, que tem como base de comparação o mesmo período do ano anterior. Em 12 meses, houve alta de 1,7%.

Quanto ao varejo ampliado – que inclui as atividades de material de construção, veículos e atacado alimentício -, as vendas caíram 1,3% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal. O resultado foi mais negativo do que a mediana das previsões colhidas pelo Projeções Broadcast, que apontava queda de 0,8%. O intervalo das estimativas ia de queda de 1,9% a alta de 0,6%.

Na comparação com agosto de 2022, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 3,6% em agosto de 2023. Nesse confronto, as projeções variavam de uma elevação entre 2,8% e 7,3%, com mediana positiva de 4,7%.

As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 4,2% no ano e aumento de 2,7% em 12 meses.