SÃO PAULO (Reuters) – As vendas no varejo brasileiro em fevereiro caíram 0,7%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2022, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela maior empresa de meios de pagamento do país, Cielo.

Em termos nominais, o chamado “Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA)” teve alta de 6,7%.

Segundo a companhia, a queda das vendas descontada a inflação ocorreu em meio a uma base de comparação mais forte, já que no ano passado, “muitas cidades cancelaram o feriado” do Carnaval diante do surgimento da variante ômicron do Covid-19.

+ Volume de vendas do comércio caiu 7,6% em fevereiro ante um ano, diz Stone Varejo

“Foi a primeira retração do varejo após 15 meses de alta”, afirmou a Cielo.

Segundo a empresa, enquanto o setor de Turismo e Transporte cresceu em fevereiro, o de Bens Duráveis foi prejudicado por fechamento de lojas durante o Carnaval.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ2D0EZ-BASEIMAGE