As vendas no comércio eletrônico mais do que nunca caíram no gosto do brasileiro e continuam crescendo mesmo com a volta do varejo físico. No primeiro semestre deste ano, o e-commerce movimentou R$ 118,6 bilhões, com alta de 6% na comparação com o mesmo período de 2021, quando o volume foi de R$ 11,8 bilhões.

Atualmente, 49,8 milhões de consumidores utilizam a internet para fazer compras no Brasil. O número representa um avanço de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior. As informações são do relatório Webshoppers 46, realizado pela NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bex Pay.

+ Sentimento do consumidor dos EUA sobe a 59,5 em setembro, mostra preliminar

Entre os segmentos que mais se destacaram, o setor de supermercados foi o que mais cresceu, com um salto de 128% nos pedidos de Alimentos e Bebidas entre os primeiros seis meses de 2022 e os primeiros seis meses de 2021.

A categoria de Perfumaria e Cosméticos ficou em segundo lugar entre as que mais avançaram, com 24% de alta, seguida pelo grupo Bebês e Cia., com 17%. Saúde aparece na quarta posição, com 15% de aumento em relação ao ano passado.

Perfil do consumidor online

Apesar do aumento das vendas, o ticket médio deste ano se mostrou mais enxuto do que foi no ano passado. A retração de 7% foi observada entre os consumidores recorrentes, enquanto os novos compradores também estavam mais contidos nos gastos, com queda de 10%. No geral, considerando todos os perfis de consumidor, a diminuição do ticket médio foi de 8%.

As mulheres seguem sendo mais presentes entre os consumidores online. Essa presença, no entanto, teve um leve aumento em um ano, e elas são 56,9% do público.

O levantamento mostra ainda que 54% dos pedidos são feitos por smartphones e tablets. A pesquisa mostrou ainda um crescimento nas compras online feitas em plataformas estrangeiras: 54% dos e-shoppers brasileiros realizaram operações em apps ou sites de lojas no exterior.

Entre as empresas de fora mais procuradas pelos brasileiros estão Shopee (42%), AliExpress (34%), Amazon (31%), Shein (16%) e Wish (7%).