Estação mais esperada do ano por muitos brasileiros, o verão começa oficialmente hoje (21), às 12h59 (horário de Brasília). Meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) preveem que este verão deverá ter períodos menores de calor no estado de São Paulo. Além disso, haverá a incidência de dias mais frios intercalados com os de mais calor.

+Inmet e Inpe preveem verão com chuvas acima da média na maior parte do Brasil

Segundo a avaliação dos especialistas do Inmet, este verão sofrerá com mudanças mais rápidas nas variações de temperatura, principalmente durante as tardes. Os meteorologistas esperam por chuvas acima da média na capital de São Paulo, durante janeiro e fevereiro. Por outro lado, as outras áreas do estado devem ter chuvas abaixo da média.

Os especialistas também alertaram para o risco ocasional de alagamentos e deslizamentos de encostas, durante as chuvas de verão em São Paulo. Ainda no centro-leste, onde está localizada a capital paulista, as temperaturas devem ficar abaixo do normal, em caso de interferências causadas pelo fenômeno La Niña.

O que é o La Niña?

Enquanto o El Niño é um fenômeno climático que se caracteriza pelo aquecimento fora do comum das águas superficiais do Pacífico, o La Niña é o oposto. Ou seja, as águas do Oceano Pacífico Equatorial se resfriam. Assim, a variação climática acaba sofrendo com períodos de secas, maiores precipitações e até fortes nevascas (como no caso do Norte dos EUA).