Com a crescente conscientização sobre a crise climática e o impacto que o estilo de vida da sociedade atual causa ao meio ambiente, a indústria do turismo tem visto uma forte mudança para viagens mais verdes.

Embora as incontáveis maravilhas naturais e a biodiversidade da América Latina continuem a surpreender os visitantes, sua proteção é primordial para as gerações futuras. Abaixo estão cinco dos principais destinos que estão definindo a referência em sustentabilidade na Região.

1. Colômbia: principal modelo de turismo sustentável da América Latina.

Com a segunda maior biodiversidade do mundo e uma herança incrivelmente diversificada que influenciou a cultura global, os colombianos têm muito do que se orgulhar – e muito a proteger.

Por meio de uma nova legislação, a Colômbia reconheceu que o turismo pode ser uma ferramenta poderosa para preservar sua identidade cultural, proteger o meio ambiente e gerar oportunidades de trabalho em comunidades rurais. O país tem 27 destinos turísticos certificados como sustentáveis ​​pelo Ministério do Comércio, Indústria e Turismo – mais que o dobro do número de apenas alguns anos atrás.

Para mostrar que o compromisso com a sustentabilidade está no topo das prioridades do setor de turismo, a Colômbia se tornou recentemente um dos membros fundadores da Future of Tourism Coalition, uma iniciativa global focada na recuperação pós-pandemia do setor de turismo fortemente atingido.

O governo colombiano se comprometeu a defender os 13 princípios orientadores da Coalizão, que incluem: usar padrões sustentáveis, mitigar os impactos climáticos, garantir uma distribuição justa de renda e incentivar práticas empresariais responsáveis. Todos eles visam forjar um novo caminho para um futuro mais sustentável, equitativo e responsável.

2. Hotéis sustentáveis ​​de classe mundial nos destinos mais atraentes do Chile.

O Chile se destaca como destino de turismo de aventura entre os ecoturistas mais exigentes do mundo, que buscam a sustentabilidade em suas viagens. Mas não são só as paisagens do país que são verdes – a sua infraestrutura hoteleira é bastante atraente neste sentido, de norte a sul do país.

Os visitantes têm isso claro: o novo luxo é verde e está em destinos de natureza que possuem uma nova geração de hotéis sustentáveis, ​​capazes de proporcionar uma experiência em equilíbrio com o meio ambiente. Seja pelo bom uso da energia, pela otimização dos recursos naturais ou por práticas éticas com o meio ambiente e comunidades locais.

Principal destino de turismo de aventura da América do Sul, segundo o World Travel Awards 2021, o Chile oferece acomodações em hotéis sustentáveis classe mundial, entre os quais podem ser citados o Hotel e Spa Tierra Atacama, em São Pedro do Atacama; o EcoCamp Patagonia, no Parque Nacional Torres del Paine; e o EcoLodge, na Ilha de Páscoa.

3. República Dominicana abraça o turismo sustentável com apoio de programas governamentais.

Um dos principais destinos turísticos da América Latina, a República Dominicana, oferece paisagens paradisíacas e praias exclusivas, como as de Punta Cana, que atrai visitantes do mundo inteiro. O setor de turismo do país está comprometido com a sustentabilidade no sentido de reduzir a poluição marinha e terrestre, o consumo de materiais plásticos e evitar todos os resíduos decorrentes do turismo.

Desenvolvido pelo governo com apoio das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o programa para o turismo sustentável da República Dominicana inclui formas de medir e diminuir o desperdício de alimentos, aumentar a eficiência energética e promover o uso de energia renovável em hotéis e demais opções de acomodação. O programa também recebeu financiamento do Ministério do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha, por meio de sua Iniciativa Climática Internacional.

4. Destinos no Peru são dignos de menção pelo compromisso com a sustentabilidade.

Com 50% do país coberto de floresta tropical e os esforços de proteção credíveis feitos na região de Machu Picchu para reduzir os impactos ambientais, o Peru concilia preservação da natureza com a expansão do turismo.

É no Vale Sagrado que o ecoturismo se destaca. Além de ser um centro inigualável para experimentar as antigas tradições do Império Inca, o belo vale serve como um centro agrícola vital no Peru, particularmente para Cusco e arredores. Grandes esforços foram feitos para preservar a cultura da região enquanto as comunidades locais são apoiadas com as principais iniciativas de turismo.

5. Costa Rica é pioneira em questões ambientais.

A Costa Rica sempre esteve um passo à frente quando o assunto é ecoturismo. Após anos de desmatamento para expansão da agricultura, que reduziu a cobertura florestal do país de mais de 75% na década de 1940 para 26% em 1983, o governo mudou o foco e está um passo à frente quando o assunto é meio ambiente e consciência cultural.

Hoje, metade do território está novamente coberta por florestas e praticamente toda a eletricidade é gerada a partir de fontes renováveis. Isso criou um círculo virtuoso, levando a melhores formas de ecoturismo e um maior incentivo para proteger a biodiversidade costa-riquenha.

Embora as políticas ambientais se estendam a quase todos os cantos dessa beleza verdejante, a Reserva Cloud Forest, de Monteverde, desempenhou um papel extremamente importante no desenvolvimento da Costa Rica como destino de ecoturismo. Nela estão os melhores exemplos de práticas de sustentabilidade da nação como um todo, e é onde muitas das louváveis políticas governamentais para a proteção do meio ambiente natural tiveram início.