21/03/2013 - 13:00
Tim Cook no banco dos réus
A Justiça americana convocou o CEO da Apple, Tim Cook, a prestar depoimento no processo que acusa a empresa fundada por Steve Jobs de estar mancomunada com cinco editoras para elevar o preço dos e-books. Há suspeitas de que a Apple tenha violado a lei antitruste do país. O julgamento foi marcado para junho. A Apple é a única ré no caso – as editoras já fizeram acordos com o governo americano.
Timeline renovada
Depois das mudanças no feed de notícias, o Facebook prepara uma timeline – modo como é chamada a página do perfil dos usuários – mais limpa. Com a mudança, o desenho trará uma única coluna com as atualizações. A página também ficará mais personalizável, oferecendo ao usuário a possibilidade de mostrar as fotos ou aplicativos que desejar.
Que venha mais
O executivo Andy Rubin não será mais o comandante da divisão do sistema operacional móvel Android, do Google. Um dos fundadores da start-up que criou o sistema, em 2003 – posteriormente adquirida pelo Google –, Rubin continuará na companhia, embora não tenha sido definido o seu novo cargo. Especula-se que assumirá o desenvolvimento do Glass, os óculos inteligentes do Google. Seu posto será ocupado pelo indiano Sundar Pichai, principal executivo da divisão Chrome, responsável pelo navegador e sistema operacional homônimos. Larry Page, fundador do Google, fez rasgados elogios ao trabalho de Rubin no blog oficial da empresa.
O idioma do Dropbox
A plataforma de compartilhamento de documentos Dropbox acaba de ganhar uma versão em português. Embora não haja dados oficiais, sabe-se que a ferramenta tem muitos usuários no Brasil. O serviço, desenvolvido em 2007 por Drew Houston e Arash Ferdowsi nos EUA, tem versões em inglês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano e espanhol.
Resposta instantânea
Raymundo Peixoto, presidente da Dell Brasil, analisa o mercado brasileiro de tecnologia
Qual a atual situação do setor brasileiro de tecnologia e quais as características do consumidor nacional?
O mercado brasileiro é muito grande para dispositivos eletrônicos. Também é caracterizado por pessoas que adotam tecnologia rapidamente. Isso é constatado por uma pesquisa feita com a Intel. O estudo descobriu que, no mundo, 50% dos profissionais usam o mesmo equipamento para trabalhar e em ocasiões de lazer. No Brasil, esse índice é de 74%.
Como esses fatores se refletem na questão econômica?
Antigamente, seguíamos os passos do Primeiro Mundo. Eles ditavam a tecnologia e íamos atrás das tendências. Hoje, com o potencial do nosso mercado, ao lado de países como Índia e China, começamos a ditar novas tecnologias, não mais apenas segui-las.
Em que tipo de tendência o Brasil já poderia influenciar o mundo?
Na questão da consumerização, o modo como é chamado o sistema em que os aparelhos móveis pessoais também são utilizados no ambiente de trabalho. Cada vez mais vejo grandes corporações considerarem esse modelo inevitável. E, ao contrário do que se pensa, isso aumenta a produtividade.
Colaboraram: Diego Marcel, João Varella e Geovana Pagel