07/02/2014 - 21:00
Campanha
A Ambev leva ao Carnaval a sua estratégia de promover a marca Skol além dos clichês dos comerciais de cerveja, que costumam ser baseados em mulheres bonitas com pouca roupa. A propaganda da cerveja para os chamados festejos de Momo, deste ano, criada pela agência F/Nazca Saatchi & Saatchi, brinca de forma inovadora com as dificuldades pelas quais passam os foliões. Com o slogan “A vida manda quadrado, você devolve redondo”, mostra em forma de musical o sofrimento das pessoas quando falta a água, esperam na fila do banheiro e acaba a cerveja. O cenário é Diamantina (MG).
Agência
A nova de Ray
O publicitário Erh Ray, que deixou no ano passado a sociedade na Borghi/Lowe, anunciou que vai liderar, em parceria com Gal Barradas, ex-CEO da FBiz, a chegada ao Brasil da rede francesa BETC, controlada pela Havas. O primeiro cliente da rede no Brasil será o shopping Cidade Jardim, administrado pela JHSF.
Concorrência
Aos vencedores, os contratos
Estão definidas, depois de meses de concorrência, as agências que ficarão com as duas grandes contas do grupo Pão de Açúcar, das mais valiosas do mercado publicitário brasileiro. As campanhas institucionais das bandeiras Pão de Açúcar e Extra serão de responsabilidade da francesa Havas. Já o contrato da Via Varejo, o braço de eletroeletrônicos do grupo, que inclui Casas Bahia e Ponto Frio, ficará com a Y&R. A agência capitaneada pelo publicitário Roberto Justus já administrava a comunicação da Casas Bahia desde 2002.
Tevê
Pepsi leva o Oscar
A Pepsi vai substituir a Coca-Cola como patrocinadora da cerimônia do Oscar deste ano, depois de a rival ter participado das cinco últimas edições. O evento tem o segundo espaço mais caro da tevê americana, com mais de US$ 1,8 milhão por 30 segundos de comercial, atrás apenas do Super Bowl. A cerimônia será apresentada pela comediante Ellen DeGeneres, garota-propaganda da Pepsi. Também a Hyundai abriu espaço no tapete vermelho para a rival GM.
Internet
Grafite digital
A montadora Volvo promoveu a realização do primeiro grafite digital. Baseado na técnica de fazer um rastro de luz – utilizada na fotografia –, o vídeo mostra o desenho de um personagem do grafiteiro Fábio Oliveira, conhecido como Crânio, sendo feito por meio dos faróis de carros em movimento da marca sueca. A criação é da agência Ogilvy e a filmagem, da produtora Cavallaria.
Bate-papo
Antonio Fadiga, CEO da Artplan São Paulo
O ex-sócio e presidente da Fischer foi convocado pelo empresário Rodolfo Medina, presidente do grupo Artplan, para se associar à empresa e reestruturar as operações em São Paulo. A agência, sediada no Rio de Janeiro, foi a que mais ganhou contas em 2013. Foram 14 novos contratos, dos quais cinco serão atendidos em São Paulo.
O que a Artplan pode trazer ao mercado paulista?
Quando se olha para qualquer pesquisa com anunciantes, a maior crítica que fazem às agências é a falta de entendimento do seu negócio. Vamos, então, montar uma agência desenhada pelo cliente. A Artplan está investindo para criar uma estrutura com departamentos que não são comuns na publicidade, como uma área de análises setoriais, de marca e outra para buscar referências no Exterior do que é feito em cada mercado.
Mas a que nível de entendimento do negócio é possível chegar?
É importante conhecer a logística, as tendências do mercado e os concorrentes. Isso muda completamente a qualidade da conversa com os principais executivos do cliente.
E quais são os desafios?
Fazer pesquisas é muito bom para termos o diagnóstico de uma marca, e o anunciante deseja que a sua agência entenda o seu negócio. Mas isso não é suficiente. Com tudo isso em mãos, é preciso entregar uma campanha criativa. Afinal, é esse o nosso negócio principal.