Um vídeo que mostra um caça russo S-27 se aproximando perigosamente de um drone americano foi divulgado pelos EUA nesta quarta-feira (15) como prova de que o drone teria sido derrubado pela Rússia. O vídeo, compartilhado pelo Comando Europeu dos EUA, mostra imagens do drone MQ-9 Reaper da Força Aérea dos EUA. Moscou nega a colisão e disse que o equipamento caiu no Mar Negro.

+ Ministros da Defesa da Rússia e dos EUA falam por telefone após queda de drone dos EUA

+ EUA alertam Rússia para ter mais cuidado; drone abatido não foi recuperado, diz Casa Branca

Veja o vídeo abaixo:

O Comando Europeu dos EUA disse que a Rússia fez uma “interceptação insegura/não profissional” do drone. O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, descreveu as ações da Rússia como “imprudentes”. Segundo as imagens, há duas tentativas de colisão. 

“Autoridades dos Estados Unidos alertaram o embaixador da Rússia no país que Moscou precisa ter mais cuidado ao voar no espaço aéreo internacional”, disse Kirby.

O embaixador da Rússia nos EUA, Anatoly Antonov, disse que a Rússia vê “este incidente como uma provocação” e que o drone “deliberada e provocativamente estava se movendo em direção ao território russo com os transponders desligados”.