O rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), completou oito dias nesta sexta-feira (1º).

Vídeos divulgados hoje, pela TV Bandeirantes, mostram o momento da onda de lama de rejeitos invadindo instalações da mineradora. Nas imagens, de 12h29 do dia 25 de janeiro, é possível ver os rejeitos avançando rapidamente em direção à uma área com instalações da mineradora, e funcionários em carros e caminhões tentando fugir. A lama também atinge uma locomotiva. De acordo com a emissora de televisão, as imagens foram captadas por uma câmera fixada em um guindaste.

Em nota, a Vale informou que “disponibilizou todas as imagens das câmeras de segurança às autoridades um dia após o rompimento da Barragem I, em Brumadinho. Para não prejudicar as investigações e, sobretudo, em respeito aos atingidos e seus familiares, a Vale esclarece que não divulga vídeos com imagens do rompimento da barragem”.

Em oito dias de buscas, foram localizados 110 corpos, dos quais 71 foram identificados por exames realizados pela Polícia Civil,  238 pessoas continuam desaparecidas e seis pessoas foram hospitalizadas. Das pessoas resgatadas, 108 estão desabrigadas. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informou que não há como prever uma data de encerramento das buscas por vítimas na região.

 

Veja o vídeo cedido pela TV Bandeirantes: