27/08/2022 - 3:00
Depois do superiate que pegou fogo na costa da Espanha no começo de agosto, agora é a vez do mesmo tipo de embarcação de luxo ser flagrada afundando na Itália. A cena que se tornou viral nas redes sociais foi registrada na costa sul italiana no último fim de semana e compartilhado no Twitter pela guarda costeira da Itália.
O vídeo mostra o My Saga, um superiate de cerca de 40 m, produzido em 2007 pela Monaco Yachting & Technologies, é avaliado em US$ 50 milhões (R$ 255 milhões) e aparece “lutando” contra as ondas antes de afundar lentamente.
+ Clube flutuante afunda após passagem de ciclone em SC; veja o vídeo
De acordo com o jornal americano The Washington Post, a luxuosa embarcação estava navegando de Gallipoli para Milazzo, na Sicília, no último sábado (20/8), quando foi detectado um grave vazamento interno de água, o que levou ao processo de afundamento algumas horas depois, a cerca de 16,6 km do porto de Catanzaro.
Todos os membros da tripulação e os passageiros foram resgatados e saíram ilesos, segundo a guarda costeira italiana informou no Twitter. Ele disse que abriu uma investigação para determinar o que aconteceu.
Ainda no sábado, depois de zarpar de Gallipoli, o My Saga teria relatado um problema, informa o jornal americano. Barcos de patrulha da guarda costeira italiana em Crotone e da Agência Europeia da Guarda Costeira e de Fronteiras (Frontex) foram enviados ao local.
Eles encontraram o navio cheio de água na popa. Cinco pessoas (quatro passageiros e um membro da tripulação) foram resgatadas por um barco de patrulha romeno que atuava em nome da Frontex. Eles foram então transferidos para o barco da guarda costeira italiana e levados para Catanzaro.
Enquanto isso, uma empresa de reboque foi contratada para tentar resgatar o superiate. Um rebocador levou os quatro tripulantes restantes (incluindo o capitão) antes de começar a rebocar a embarcação de luxo em direção a Crotone, de acordo com o Washington Post. O problema é que o mau tempo dificultou o processo, assim como a posição do iate, que estava inclinado na água.
Por fim, o rebocador interrompeu o trabalho o superiate afundou no Golfo de Squillace. A guarda costeira levou os restantes tripulantes para Catanzaro.
O jornal americano lembra que essa não é a primeira vez que um iate de luxo é flagrado afundando. Em maio, a famosa rapper americana Cardi B publicou uma gravação em suas redes sociais mostrando uma embarcação afundando perto do hotel em que estava passando “férias secretas”. Dá até para ouvir a artista perguntando se não havia um “grande barco que pudesse salvá-lo”. Em seguida, ela diz “tchau” quando a embarcação de luxo desaparece na água.