21/02/2025 - 14:58
O jornalista Guilherme Amado, colunista do PlatôBR, parceiro da Istoé, anunciou na segunda-feira, 17, o Lisboa Connection, primeiro videocast de um canal de YouTube que Amado lançará em junho.
O Lisboa Connection será apresentado por Amado e pelo economista Paulo Dalla Nora Macedo, hoje radicado em Portugal. Com gravações no Brasil e na Europa, os dois contarão a cada episódio com a participação de jornalistas ou influenciadores digitais, que juntos, entrevistarão um convidado especial. A proposta do programa é explorar temas que conectam o Brasil e a Europa, trazendo personalidades do meio empresarial, político, cultural e de entretenimento que cruzam o Atlântico.
Os primeiros 14 episódios do Lisboa Connection são oferecidos pela Embraer, que acreditou no projeto como maneira de reforçar um compromisso com a inovação e o diálogo entre os mercados brasileiro e europeu.
“Enquanto alguns nacionalistas querem se fechar para o mundo, a parceria Brasil-Europa é, mais do que nunca, estratégica. O Lisboa Connection nasce para fortalecer essa ponte, que há séculos liga as nossas culturas; que já conquistou os pilares inegociáveis da independência e da democracia, e agora é um caminho de sustentabilidade e resiliência”, explicou Guilherme Amado.

O jantar de anúncio do programa foi na residência do advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, exatamente no dia em que ele havia divulgado uma carta com críticas ao que chamou de isolamento político de Lula.
A carta foi um dos temas centrais das rodas de conversa, e contou com a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal, ministros do governo Lula, parlamentares de diversas correntes políticas, jornalistas brasileiros e europeus, empresários e artistas.
Entre os convidados, os ministros do STF Gilmar Mendes e Dias Toffoli; o presidente da Câmara dos Deputados do Brasil, deputado Hugo Mota; os ministros José Múcio e Ricardo Lewandowski; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, o ator e produtor cultural Antônio Grassi e a modelo e ativista Luiza Brunet.
A estreia dos Lisboa Connection está marcada para junho, e, até lá, o público poderá acompanhar as novidades pelo canal amadomundo, no YouTube, e nas demais redes sociais.