A Vila Madalena, bairro paulistano na zona Oeste, foi eleita o 13º bairro mais legal do mundo neste ano. O ranking é elaborado e divulgado anualmente pela revista internacional especializada em turismo Time Out.

O líder do ranking é Colônia Americana, em Guadalajara, no México, reconhecida pelos mexicanos como a capital cultural do país. Na América do Sul, o  bairro paulistano ficou atrás apenas do Bairro Yungay, em Santiago do Chile, que ocupa a nona posição.

+Uma em cada quatro famílias tem dívidas em atraso na capital paulista

A Time Out destaca que a Vila Madalena “deve seu caráter boêmio aos estudantes da Universidade de São Paulo, que chegaram nos anos 80 seduzidos pela atração do aluguel barato e das caipirinhas mais baratas. Hoje, os tipos jovens da moda ainda abundam: festa de vinte e poucos anos tatuada na abundância de bares da Rua Aspicuelta do final da tarde ao nascer do sol, embora os shows de samba noturnos também atraiam multidões de várias gerações. Cafés artesanais e galerias de vanguarda completam o cachê cultural da Vila Madalena, mas o destaque aqui é o Beco do Batman, uma galeria de grafite a céu aberto de propriedade da comunidade que mostra o trabalho dos melhores artistas de rua de São Paulo”.

A pesquisa, segundo a revista, foi realizada nos últimos seis meses, em 14 idiomas, com leitores ao redor do mundo, e visava ouvir opiniões sobre o que há de melhor em cada destino. Houve também a colaboração com sugestões e avaliações pessoais combinadas de leitores e repórteres locais.

Ainda segundo a Time Out, o visitantes precisam experimentar o pão de queijo e café do Coffee Lab e a pizza, considerada “a melhor fora da Itália”, servida na Carlos Pizza; o mix de samba, petiscos e cerveja estupidamente gelada nos botecos Posto 6 e Salve Jorge, e para o artesanato da Feira de Arte da Vila Madalena.

Confira os bairros mais legais:

  1. Colônia Americana, em Guadalajara (México);
  2. Cais de Sodré, em Lisboa (Portugal);
  3. Vila Wat Bo, em Siem Reap (Camboja);
  4. Ridgewood, em Nova York (Estados Unidos);
  5. Fim de Milha, em Montreal (Canadá);
  6. Bairro Logan, em San Diego (Estados Unidos);
  7. Shimokitazawa, em Tóquio (Japão);
  8. Cliftonville, em Mergate (Reino Unido);
  9. Bairro Yungay, em Santiago (Chile);
  10. Curso Julien, em Marselha (França);
  11. Shawlands, em Glasgow (Reino Unido);
  12. Dundas Oeste, em Toronto (Canadá);
  13. Vila Madalena, em São Paulo (Brasil);
  14. San Isidro, em Havana (Cuba);
  15. Neurkölln, em Berlim, (Alemanha).