Já pensou em morar em uma bucólica vila italiana, com vilarejos pacatos, praias quase desertas, apenas 2.000 habitantes, e ainda receber uma grana por isso? O que para muitos parece um sonho, pode se tornar realidade.

A prefeitura de Calábria – cidade que fica no sudoeste da Itália e ocupa a ‘ponta’ da península em forma de bota do país – está oferecendo 28 mil euros (algo em torno de R$ 173 mil, considerando o câmbio atual) para quem resolver fincar a moradia na cidade.

+ Férias de julho reanimam turismo: o que você precisa saber para viajar na pandemia

De acordo com a CNN Internacional, o valor seria pago ao longo de três anos para quem se mudar para o vilarejo. O objetivo é reverter anos de declínio populacional.

Para se tornar um novo morador da região, os novatos têm que se comprometer a abrir um pequeno negócio. Além disso, os candidatos devem ter no máximo 40 anos e devem estar prontos para se mudar dentro de 90 dias a partir da sua aceitação.

Gianpietro Coppola, prefeito de Altomonte, disse à CNN que o objetivo é impulsionar a economia local e dar uma nova vida às comunidades de pequena escala. “Queremos fazer com que a demanda por empregos atenda à oferta, é por isso que pedimos às aldeias que nos dissessem que tipo de profissionais estão faltando para atrair trabalhadores específicos”, concluiu.