08/10/2022 - 1:58
A vinícola Chandon, localizada em Encruzilhada do Sul, no Rio Grande do Sul, apresentou o espumante sustentável Névoa das Encantadas, produzido apenas com uvas chardonnay.
O nome deve-se ao nevoeiro que aparece nos vinhedos da vinícola e depois desaparece com o nascer do sol. Inclusive a própria bebida apresenta turbidez devido a não filtragem das leveduras. Já o sobrenome “Encantadas” é referência à Serra das Encantadas, no sudoeste do estado, onde a presença de granito cor-de-rosa encantava os visitantes.
+De filho do Rei da Verdura a um dos reis do vinho no mercado brasileiro
Basta agitar levemente a garrafa para que os sedimentos se misturem ao líquido. Também é possível servi-la de forma habitual, sem que as leveduras se incorporem ao líquido.
São disponibilizadas apenas 2.800 garrafas. Além de natural e 100% chardonnay em parcela única, também não o uso de açúcar nem de aditivos, apenas leveduras selecionadas para a fermentação.
Localizada a 170 quilômetros de Porto Alegre, a cidade de Encruzilhada do Sul (RS) já foi cenário de pasto que serviram à pecuária. Mas desde 2000, dos 254 hectares, mais de 120 deles são cobertos por parreiras da Chandon.
A vinícola de Encruzilhada do Sul tem condições climáticas que favorecem a acidez das uvas, essencial para a fabricação de espumantes. A cidade é uma das seis da Chandon espalhadas pelo mundo, as outras estão na Argentina, Estados Unidos, Austrália, China e Índia.
Também é nessa localidade onde encontra-se o maior cultivo de uvas pinot noirs do país. Chardonnay, riesling itálico e moscato são outras uvas plantadas no local.
A não utilização de herbicidas, que mata ervas daninhas, é outro destaque no tratamento feito aos vinhedos, mesmo que os produtos não tenham certificado de orgânicos.
O espumante pertencente à linha Roots. É considerado premium no portfólio da marca, com valor 60% acima em relação aos demais do portfólio, e será vendido a partir do dia 15, com valor de R$ 160.
As boas práticas de viticultura sustentável renderam à Chandon em 2020 a certificação Produção Integrada de Uva para Processamento (PIUP) do vinhedo próprio de Encruzilhada do Sul, em 2020, e foi renovada em 2021 e neste ano.