Quatorze escolas no Reino Unido e seis em Paris foram evacuadas nesta  terça-feira devido a falsas ameaças de bomba, informaram as polícias  dos dois países.

No Reino Unido, quatro escolas em Londres, seis em Birmingham  (centro) e quatro na Cornualha (sudoeste) foram evacuadas após receberem  chamadas alertando para a presença de bombas. As ameças foram  verificadas e se mostraram falsas.

“Os serviços de inteligência da polícia sugerem que não há uma ameaça  séria por trás desses alertas”, declarou em um comunicado Carl Foulkes,  oficial da polícia de West Midlands, na região de Birmingham.

Na França, seis escolas parisienses de prestígio foram evacuadas  nesta terça depois de receberem alertas de bomba anônimos, indicaram as  autoridades policiais e de educação.

As escolas receberam avisos quase idênticos indicando a presença de  bombas nos edifícios entre 10h20 e 11h20 locais (07h20 e 08h20 de  Brasília), segundo a polícia, que indicou se tratar de alertas falsos.

Os alunos das escolas Charlemagne, Fénelon, Montaigne, Condorcet, Henri IV e Louis le Grand foram evacuados em segurança.

De acordo com as autoridades de educação de Paris, os alunos foram  inicialmente agrupados em um lugar seguro seguindo o plano de segurança  de cada escola, à espera da chegada da polícia.

As ameaças acontecem poucos dias depois de o grupo Estado Islâmico  ameaçar cometer atentados no Reino Unido e na França em um vídeo no qual  aparecem alguns dos terroristas que mataram 130 pessoas em 13 de  novembro, em Paris.

al/mb/mr/mvv