Crianças entre 3 e 4 anos que foram expostas a conteúdos violentos na TV tiveram maiores dificuldades em sua vida escolar. É o que concluiu uma pesquisa canadense. 

O estudo foi liderado por Linda Pagani, professora da Escola de Psicoeducação da Universidade de Montreal, e levou em conta os pais de 978 meninas e 998 meninos em idade pré-escolar.

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Pagani explicou que ainda não havia confirmação científica do quanto essa exposição poderia ser maléfica para a vida escolar dessas crianças no futuro, e que o estudo foi na direção de oferecer insumos para a detecção de fatores sociais que possam influenciar esse campo. 

“Então, queríamos ver o efeito a longo prazo da típica exposição violenta à tela em pré-escolares no desenvolvimento normal, com base em vários indicadores-chave de ajuste dos jovens aos 12 anos”, disse a cientista ao site Science Daily. 

O estudo examinou o conteúdo violento da tela que os pais relataram que seus filhos assistiram entre três anos e meio e quatro e meio e, em seguida, realizou um acompanhamento quando as crianças atingiram 12 anos. Dois relatos foram levados em consideração: o dos professores dessas crianças e delas próprias. 

“Em comparação com seus pares do mesmo sexo que não foram expostos a conteúdo violento na tela, meninos e meninas que foram expostos eram mais propensos a experimentar aumentos subsequentes no sofrimento emocional. Eles também experimentaram uma diminuição no envolvimento em sala de aula, desempenho acadêmico e motivação acadêmica até o final da sexta série”, finalizou Pagani.