O vírus varicela zoster (VZV), que causa catapora e herpes zoster, pode ativar o herpes simples (HSV), que desencadeia os mecanismos iniciais do Alzheimer, apontam pesquisadores da Universidade Tufts e da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Os dois vírus adormecidos no organismo podem ser gatilhos para o mal neurodegenerativo que afetará 1,2 milhão de pessoas até 2050.

EUA declaram emergência sanitária por varíola dos macacos

Os pesquisadores usaram um modelo tridimensional de cultura de tecidos humanos que imita o cérebro. Segundo eles, o HSV-1 fica adormecido nos neurônios e quando é ativado leva ao acúmulo de proteínas tau e beta-amiloide e a perda da função neuronal, causando o Alzheimer. O estudo foi publicado no Journal of Alzheimer’s Disease.

“Nossos resultados sugerem um caminho para a doença, causada por uma infecção por VZV, que cria gatilhos inflamatórios que despertam o HSV no cérebro”, disse, em nota, Dana Cairns, pesquisadora-associada do Departamento de Engenharia Biomédica da Tufts, segundo o jornal Correio Braziliense.

“Temos trabalhado em muitas evidências estabelecidas de que o HSV tem sido associado ao aumento do risco de doença de Alzheimer em pacientes”, disse David Kaplan, presidente do Departamento de Engenharia Biomédica da Tufts.