A possibilidade de o vírus da covid-19 ter vazado de um laboratório voltou a ser discutida nesta semana, depois que a pesquisadora da Universidade de Harvard e do MIT ( Instituto Tecnológico de Massachusetts), Alina Chan, sugeriu essa hipótese para explicar o surgimento do Sars-Cov-2.

Apesar do comentário, a pesquisadora destaca que se trata apenas de uma hipótese e ainda é necessário examinar mais de perto o que ela considera uma explicação plausível para como a pandemia covid-19 começou. As informações são do Futurism.

+ Lições da covid devem ser usadas para combater resistência aos antibióticos, diz OMS

Vale lembrar que uma equipe de investigadores da OMS (Organização Mundial da Saúde) já disse que era “extremamente improvável” que o coronavírus fosse acidentalmente liberado de um laboratório de pesquisa na China.

A pesquisadora defende, segundo o Futurism, há muito tempo a hipótese de vazamento de laboratório, mas disse que ainda acha que o comércio de vida selvagem é um cenário plausível. “Mas acho que é essencial que tenhamos uma investigação real, confiável e livre de influência política, para saber se esse vírus pode ter vindo de um laboratório ou do comércio de animais selvagens.”

Ela diz acreditar que a principal lacuna em outras histórias de origem do coronavírus é explicar como um coronavírus que pode ter surgido de cavernas de morcegos a centenas de quilômetros de distância chegou a Wuhan e acrescenta que o Instituto de Virologia de Wuhan tinha um programa em que os cientistas viajavam para coletar amostras para análise no laboratório. Como o instituto estava estudando um parente genético próximo do coronavírus na época, a pesquisadora considera que é uma coincidência que deve ser investigada.