19/05/2025 - 19:10
O Ministro da Agricultura Carlos Fávaro realizou uma entrevista coletiva na noite desta segunda-feira, 19, para atualizar a situação de emergência da gripe aviária no país. São seis investigações em curso, duas delas sendo em aves comerciais. Dois focos foram confirmados pelo órgão.
O ministro também afirmou que a granja que teve a doença detectada será totalmente desinfectada nesta terça-feira, 20. Após isso, o Brasil pode se declarar livre da doença em 28 dias.
+Gripe aviária: exportação de frango do Brasil está com restrições para 17 destinos; veja lista
O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Carlos Goulart confirmou que três casos suspeitos em galinhas de subsistência deram negativo. Outros dois casos suspeitos em granjas comerciais continuam sendo investigados, além de outras duas suspeitas em galinhas de subsistência, segundo informação do site do Ministério da Agricultura que monitora a situação.
Os casos confirmados foram em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, e outro em um zoológico de Sapucaia do Sul, também no Rio Grande do Sul.
Ao contrário do que chegou a ser ventilado na imprensa, o ministro afirmou a pasta não vai pedir reforço orçamentário por conta dos casos de gripe aviária.
Até o momento, 11 países informaram ao Brasil a suspensão de importação de frangos de todo o território nacional. Foram eles: México, Coreia do Sul, Chile, Canadá, Uruguai, Malásia e Argentina; Cuba e Bahrein, proibiram somente as aves do RS e o Japão suspendeu a importação somente da região de Montenegro (RS). Além deles, o Brasil suspendeu a certificação nacional do frango para China, União Europeia e África do Sul.